[weglot_switcher]

Plano de saúde outono-inverno recomenda utilização de máscaras no espaço público e antecipação da vacina para a gripe

Ministério da Saúde recomenda utilização de máscaras em espaços ao ar livre quando não estiver garantido o distanciamento social mínimo de dois metros entre as pessoas.
  • Marta Temido, ministra da Saúde
21 Setembro 2020, 18h26

O Ministério da Saúde publicou esta segunda-feira o plano da saúde outono-inverno 2020-2021. A tutela destaca que se trata de um documento “dinâmico” e que vai receber ainda os “contributos do Conselho Nacional de Saúde e do Conselho Económico e Social”, numa altura em que se avizinha o início da gripe sazonal que se juntará à epidemia da Covid-19.

Ainda que não se trate de um “documento fechado”, o plano elaborado pelo Ministério liderada por Marta Temido contempla já a utilização de máscaras em espaços ao ar-livre sempre e quando não esteja garantido o distanciamento físico mínimo de dois metros.

Na parte do plano de prevenção de contágio de Covid-19, o documento frisa que “relativamente à utilização de máscaras, a legislação atualmente em vigor prevê o uso obrigatório, para pessoas com mais de 10 anos, de máscara em espaços públicos fechados, recomendando-se o seu uso em qualquer espaço aberto ou fechado sempre que não esteja garantido o distanciamento físico mínimo de 2 metros”.

O plano incentiva a utilização de máscaras comunitárias (certificadas) de forma a evitar a escassez de máscaras cirúrgicas nas unidades prestadoras de cuidados de saúde.

No que diz respeito à vacinação contra a gripe sazonal, o Ministério da Saúde adaptou-o ao “atual contexto epidemiológico”. Para tal, assegurou o aumento do número de doses contra gripe sazonal e antecipou o início da vacinação para o final de setembro.

Pode ver o plano completo aqui.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.