[weglot_switcher]

Plano de vacinação contra a Covid-19 em Portugal já envolveu 32 mil doses

Sobre o plano de vacinação nos lares de idosos, a diretora geral da Saúde realçou que foi seguido o critério dos concelhos com maior risco: 11 na região norte, cinco concelhos no centro, um concelho na região de Lisboa e Vale do Tejo e oito concelhos no Alentejo.
  • Graça Freitas, diretora-geral da DGS
5 Janeiro 2021, 15h22

O plano de vacinação contra a Covid-19 em Portugal, que se iniciou no passado dia 27 de dezembro, já envolveu o manuseamento de 32 mil doses, anunciou esta terça-feira a diretora geral da Saúde em conferência de imprensa.

“Relativamente ao plano de vacinação que se iniciou a 27 de dezembro, foram usadas 32 mil doses mas são necessárias mais 32 mil doses para completar o esquema vacinal”, realçou Graça Freitas.

Sobre o plano de vacinação nos lares de idosos, a diretora geral da Saúde realçou que foi seguido o critério dos concelhos com maior risco: 11 na região norte, cinco concelhos no centro, um concelho na região de Lisboa e Vale do Tejo e oito concelhos no Alentejo. Graça Freitas realçou que vai ser administrada a vacina em cerca de 150 instituições, sendo que se um dos lares desenvolver um surto será substituído por outro. Este plano de vacinação vai abranger 12 mil pessoas.

Graça Freitas aproveitou para recordar que “nem todas as pessoas vacinadas vão estar imunizadas porque a vacina não é eficaz a 100%”. Para esta responsável, “é preciso que recordar que enquanto não for administrada a segunda dose, a pessoa não se considera vacinada”.

Portugal regista um total de 436.579 casos confirmados da doença Covid-19, mais 4.956 face ao dia anterior, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta terça-feira , 5 de janeiro. O número de vítimas mortais por infeção com o novo coronavírus aumentou para 7.286, mais 90 vítimas mortais nas últimas 24 horas.

Os casos ativos de Covid-19 ascendem hoje aos 80.183 infetados, mais 175 do que na segunda-feira. Quanto a internamentos, a DGS reporta 3.260 internamentos (mais 89 do que ontem), dos quais 512 (mais dois do que na segunda-feira) em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.