[weglot_switcher]

PLMJ cria equipa para apoiar intermediários de crédito

Este ano todos os intermediários de crédito (habitação e consumo) passaram a ter de estar registados no Banco de Portugal. O grupo de trabalho do escritório é coordenado pelo sócio de Finance Hugo Rosa Ferreira.
30 Janeiro 2018, 15h21

A PLMJ Advogados criou esta segunda-feira um grupo de trabalho destinado a prestar assessoria aos intermediários de crédito no processo de adaptação ao novo regime jurídico sobre a sua atividade. Em causa está o facto de, este ano, todos os intermediários de crédito (habitação e consumo) passarem a ter de estar registados no Banco de Portugal, que desde o passado dia 1 de janeiro tem competência de fiscalização perante os mesmos.

Os operadores em causa, nos quais se inclui Worten, Fnac, Remax, concessionárias de automóveis, entre outras, são obrigados a fazer um registo no Portal do Cliente Bancário enquanto intermediários de créditos vinculados, de crédito a título acessório e de crédito não vinculado. Os intermediários de crédito têm até ao próximo dia 31 de dezembro para submeter o pedido de autorização ao regulador.

Para auxiliar os intermediários na adaptação a estas novas normas e evitar que deixem de poder continuar a exercer funções, a sociedade de advogados optou por um fundar um grupo dedicado ao tema, coordenado pelo sócio de Finance Hugo Rosa Ferreira. Ao Jornal Económico, o responsável pelo grupo adiantou que este conta com três elementos dedicados, “sem prejuízo de poder ter mais consoante o volume”.

“A criação desta equipa especializada visa proporcionar uma transição tão suave quanto possível aos intermediários de créditos, procurando eliminar também o risco destas empresas não estarem, no final do prazo de transição, em situação de cumprimento da nova regulamentação”, garante o advogado, recomendando ainda que o pedido de autorização seja entregue ao Banco de Portugal “assim que possível.”

http://www.jornaleconomico.pt/noticias/banco-de-portugal-o-que-mudou-e-vai-mudar-para-os-clientes-bancarios-em-2018-256693

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.