[weglot_switcher]

Pode haver um alívio das medidas já em abril? Marcelo diz que “neste momento” ainda “não”

O Presidente da República diz que o mês de abril é “determinante” no combate à epidemia da Covid-19 e que ainda não existem condições para aliviar as medidas do Estado de Emergência.
  • Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República handout via Lusa
7 Abril 2020, 10h01

O Presidente da República considera que o mês de abril é determinante no combate à epidemia do novo coronavírus (Covid-19).

“Tivemos de começar pelo princípio, e o princípio é a vida e a saúde e não podemos facilitar nesse combate, que não esta terminado. Há sinais positivos nos últimos dias, mas são sinais, parece estar terminado, mas não está”, disse Marcelo Rebelo de Sousa ontem na RTP.

“O mês de abril é determinante, os meses seguintes são também importantes, mas este é determinante. Até ao final de abril esperamos ver se se consolida ou não aquilo que é a tendência aparente neste momento”, destacou numa declaração feita durante o programa Prós e Contra.

O Presidente da República também considera que ainda não existem condições para um aliviar das medidas do Estado de Emergência.

“Neste momento se me perguntasse: acha que pode haver uma descompressão durante o mês de abril? Eu diria não”, disse Marcelo Rebelo de Sousa numa entrevista à Antena 1.

“No que se passa a seguir, veremos o que se passa durante o mês de abril. E no mês de abril a compressão tem de ser toda igual? Sim ou não? Isso é uma coisa que tem de ser apreciada quando terminar este período de renovação do Estado de Emergência. Veremos”, declarou o Presidente sobre o estado que vigora até 17 de abril.

Portugal regista, até ao momento, 311 mortes e 11.730 casos de infeções confirmadas por Covid-19, segundo o balanço mais atual da Direção-Geral da Saúde.

O Presidente da República e o primeiro-ministro, António Costa, reúnem se hoje com especialistas para fazer um balanço da atual situação e avaliar a abertura das escolas depois da Páscoa. Neste encontro também vão estar presentes conselheiros de Estado, líderes partidários e sindicais, assim como o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

https://jornaleconomico.pt/noticias/ministerio-da-educacao-ausculta-comunidade-escolar-para-decidir-3-o-periodo-572584

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.