Podem uma garrafa e um boião ajudar a salvar o planeta?

O projeto digital “Garrafita Verallia e Boião vão às escolas” está disponível para ajudar todas as turmas, do pré-escolar ao 2º Ciclo do Ensino Básico, a ganhar consciencia para a importância da reciclagem.

 

A Verallia, líder europeia no mercado do vidro de embalagem, com presença industrial em 11 países, onde detém 32 fábricas de vidro e que conta com 10 000 colaboradores, produziu em 2020 mais de 16 mil milhões de garrafas e boiões de vidro. Em Portugal, onde está presente desde 1987, com sede em Vila Verde/Fontela, concelho da Figueira da Foz, a empresa conta com 248 colaboradores.

A Verallia é uma empresa marcada pela preocupação ambiental. Para isso aposta nas boas práticas ambientais assim como em ações de sensibilização quer para as unidades industriais, quer para a a sociedade.

Foi da preocupação social que nasceu, em 2017, o projeto “Garrafita Verallia vai às escolas”. Com foco nos valores e missão da Verallia e com o propósito de “Reimaginar o vidro para um futuro sustentável”,  este projeto procura transmitir às crianças valores essenciais como a necessidade de preservar os ecossistemas, a segurança individual e interpessoal.

O projeto começou com a sensibilização das crianças do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico para o tema da proteção ambiental e dando a conhecer a Verallia ao público mais novo. Em 2018 e 2019 o projeto tornou-se uma referência na zona centro do país, pois as mascotes Garrafita e Boião chegaram a largas centenas de crianças do pré-escolar e 1º CEB.

A pandemia foi uma oportunidade para a Verallia reformular o projeto da Garrafita e do Boião. Foi possível estender os seus conhecimentos de sensibilização ecológica a um novo segmento, os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico.

Houve também uma forte aposta no digital, com a criação de uma plataforma online de acesso comum e outra de acesso reservado aos professores com conteúdos diferenciados e exclusivo (descubra aqui). Este website reúne informação essencial para conhecer a Verallia, o vidro e através, da parceria da Sociedade Ponto Verde, os vídeos apresentados abordam as boas práticas de reciclagem para a proteção do Planeta.

Todas as crianças do pré-escolar até ao 2º CEB têm, através das suas escolas, a possibilidade de participar em atividades de descobertas e aprendizagens desafiantes e divertidas. Só é preciso a cada professor  fazer o registo na “área reservada” com acesso a conteúdos exclusivos.

Outras das grandes novidades do projeto “Garrafita Verallia e Boião vão às escolas”  é o seu hino oficial. O cantor Filipe Pinto, aceitou o desafio da Verallia e dá voz ao hino deste projeto. Toda a música aborda a essência da Verallia e o seu cuidado para com o meio ambiente. A sonoridade e encanto deste hino tem como base os instrumentos musicais que são as garrafas e os boiões de vidro, com o acompanhamento do ukelele e guitarra. Canta-se o vidro enquanto material saudável e 100% reciclável até ao infinito. Este hino apela à colaboração de todas as crianças para a Proteção Ambiental.

Outras das apostas da Verallia é a disponibilização para as escolas que participam nestas atividades, na área reservada, de um e-book da história pedagógica e mágica deste projeto que remete o leitor para o mundo imaginário de uma conversa da personagem principal, uma criança, com a Garrafita e o Boião. Nesta bela história escrita por Filipe Pinto e Cristina Nobre, é identificada a essência do novo propósito da Verallia “Reimaginar o vidro para um futuro sustentável” abordando de uma forma educativa os diferentes pontos do propósito percorrendo os ensinamentos da Verallia.

O projeto “Garrafita Verallia e o Boião vão às escolas” é um forma simples e lúdica de fazer pedagogia ambiental junto das crianças mais novas que a Verallia coloca à disposição de todas as escolas. Atividades, música e leitura, juntos com o objetivo de criar nos mais novos uma maior consciência ambiental. Descubra aqui o que fazer para que a Garrafita e o Boião visitem a sua escola!

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a Verallia.

Recomendadas

Vai começar a investir? Saiba por onde começar

O empreendedor e fundador da Relive, José Costa Rodrigues, esteve presente no Investing Day da XTB Portugal para falar dos seus primeiros investimentos. Saiba por onde deve começar e os erros que deve evitar.

Contabilistas. A digitalização pode ser o volante da transformação do sector?

De que forma pode a transformação digital revolucionar o trabalho dos contabilistas e auxiliar o sector no contexto de crise económica? Saiba a resposta na próxima JE Brand Channel Talks.

Hedging eficiente em índices

Saiba como aproveitar o hedging eficiente em índices nesta conversa com o analista de mercados financeiros, Luís Correia Tavares, inserida no Investing Day da XTB Portugal.
Comentários