[weglot_switcher]

Polícia identifica 15 jogadores de futebol vítimas de tráfico de seres humanos

As vítimas são jovens a quem foram prometidos contratos em clubes profissionais e que acabaram por ficar ao abandonom, segundo o Observatório do Tráfico de Seres Humanos.
  • Alessandro Bianchi/Reuters
16 Janeiro 2019, 08h29

Uma investigação policial confirmou que, entre 2015 e 2017, houve 15 jogadores de futebol, (incluindo dois menores) que foram vítimas de tráfico de seres humanos, denuncia o “Público” na edição desta quarta-feira, 16 de janeiro.

As vítimas são jovens com uma média de 21 anos de idade a quem foram prometidos contratos em clubes profissionais, vieram para Portugal (sobretudo oriundos do Brasil) em busca do sonho e que acabaram por ficar ao abandono.

“Há grupos organizados que alimentam os sonhos de jovens que querem vir jogar na Europa”, afirma ao matutino Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores.

Segundo os dados recolhidos pelo Observatório do Tráfico de Seres Humanos, entre 2016 e 2017, contabilizaram-se 228 vítimas de tráfico de seres humanos para vários fins (laboral, exploração sexual, etc.).

De acordo com o mesmo jornal, só no mês passado, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras notificou 32 jogadores a abandonar o país depois de uma ação de fiscalização a 20 associações e clubes no distrito de Coimbra.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.