[weglot_switcher]

Politécnico de Viana do Castelo aposta na Mecânica Automóvel

Estratégia inclui lançamento de CTeSP e criação de Oficina de Mecânica Automóvel, em parceria com a Câmara de Arcos de Valdevez. Investimento ronda os 250 mil euros.
18 Dezembro 2021, 22h00

O aperto de mão entre Carlos Rodrigues, presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e João Manuel Esteves, autarca de Arcos de Valdevez, sela o compromisso das duas instituições com a indústria automóvel do Alto Minho. A parceria está ancorada em dois protocolos agora assinados, que visam “elevar a qualidade da formação superior no concelho no setor da indústria automóvel”.

Carlos Rodrigues, presidente do Politécnico de Viana do Castelo, adianta ao JE Universidades que o investimento na Oficina de Mecânica ronda os 250 mil euros e será realizado pelas duas partes.
A oficina vai funcionar no edifício da In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras – e será apetrechada com “equipamento de ponta”, parte substancial do qual encontra-se já adquirido e instalado. Os novos equipamentos, explica Carlos Rodrigues, “vão reforçar a dimensão laboratorial do curso para permitir aos alunos contactar com os mais diversos sistemas mecânicos, informáticos, digitais e mecatrónicos, bem como, com equipamentos de diagnóstico e manutenção”.

O primeiro passo da estratégia do Politécnico nesta área foi dado este ano lectivo com o lançamento de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Mecânica Automóvel. O curso arrancou com 20 alunos e, segundo explicou o presidente da instituição à agência Lusa, com ele pretende-se “elevar o nível da formação para dar resposta à cada vez maior exigência desta profissão” e desta forma “responder às necessidade formativas do tecido empresarial da indústria automóvel, que tem crescido na região”.

O CTeSP faz aumentar, não só a oferta na área da Mecânica, que é alimentada pelos cursos profissionais existentes nas escolas profissionais e secundárias da região, como avança um grau: formar técnicos superiores. Deles espera-se que saiam futuramente do Politénico aptos para “conceptualizar, executar, supervisionar e gerir operações de processos industriais que prestem serviços na área da tecnologia mecânica e automóvel”.

No âmbito do CTeSP de Mecânica Automóvel, o Politécnico e o Município de Arcos de Valdevez assinaram ainda um segundo protocolo que prevê a implementação, pelos Serviços de Ação Social do IPVC, de uma Área de Alimentação no Centro de Formação e Exposições dos Arcos de Valdevez. Objectivo? Disponibilizar refeições aos alunos do curso.

O Politécnico de Viana do Casterlo tem seis escolas – de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer -, das quais três localizadas fora de Viana do Castelo:Ponte de Lima (Agrária), Valença (Ciências Empresariais) e Melgaço (Desporto e Lazer). No total, ministra 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 CTeSP e outras formações de caráter profissionalizante. Acolhe no conjunto das escolas cerca de cinco mil alunos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.