[weglot_switcher]

População empregada ausente do trabalho atingiu 34 mil pessoas na Madeira

A subutilização do emprego atingiu 26 mil pessoas na Madeira, no segundo trimestre, face aos 12,7 mil pessoas do trimestre anterior, enquanto que as horas de trabalho efetivo caíram 8,1 horas.
10 Agosto 2020, 11h27

A população empregada ausente do trabalho, no segundo trimestre, atingiu 34,6 mil pessoas, na Madeira, face às 13,4 mil pessoas do trimestre anterior, enquanto que no mesmo período do ano passado se fixou em 9,4 mil pessoas, de acordo com os dados da Direção Regional de Estatística (DREM).

O organismo de estatística regional indica que a subutilização do emprego (indicador que inclui população desempregada, o subemprego de trabalhadores a tempo parcial, os inativos à procura de emprego mas não disponíveis e os inativos disponíveis mas que não procuram emprego), atingiu 26 mil pessoas, no segundo trimestre, quando no trimestre anterior afetou 12,7 mil pessoas.

Em queda estiveram as horas efetivas de trabalho, que no segundo trimestre, foram menos 8,1 horas face ao trimestre anterior, e menos 8,6 horas face ao mesmo período do ano anterior.

A DREM diz que a descida das horas efetivas de trabalho se pode justificar pelo aumento “elevado aumento da população empregada ausente do trabalho e cujas horas trabalhadas (zero) foram contabilizadas nestes indicadores, assim como pela redução da jornada de trabalho que pode ter ocorrido em algumas empresas”.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/horas-de-trabalho-por-semana/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”479″ slug=”horas-de-trabalho-por-semana” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/horas-de-trabalho-por-semana/thumbnail?version=1567072968351&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.