[weglot_switcher]

“Populismo racista”. Quaresma escreve sobre racismo no Facebook e visa André Ventura

A publicação surge depois do “Jornal I” ter feito capa com as declarações da ativista cigana Olga Mariano que acusou André Ventura de fomentar um discurso de “raiva” contra a comunidade cigana. O deputado único do Chega sugeriu um plano de confinamento específico para a comunidade cigana.
6 Maio 2020, 12h14

O internacional português, Ricardo Quaresma, recorreu ao Facebook para publicar um texto sobre racismo e religião onde visa o deputado André Ventura que diz ter um “populismo racista”. Por sua vez, o líder do partido com assento parlamentar Chega, recorreu ao Twitter para responder dizendo que “o insulto e a difamação pública sempre foram e sempre serão as armas dos que não têm razão”.

No texto publicado na sua página de Facebook, Ricardo Quaresma abordou o tema do racismo no futebol, mas principalmente na sociedade. O internacional português refere “em todos [os portugueses] bate no coração a vontade de dar a glória ao país e no momento de levantar os braços e celebrar um golo acredito que nenhum português celebre menos porque o jogador é preto, branco ou cigano”.

A publicação surge depois do “Jornal I” ter feito capa com as declarações da ativista cigana Olga Mariano que acusou André Ventura de fomentar um discurso de “raiva” contra a comunidade cigana, chegando mesmo a dizer que o deputado “faz um jogo que só no tempo de Hitler se fazia”. No início desta semana, e também ao “Jornal I”, André Ventura sugeriu que a comunidade cigana tenha um plano de confinamento “específico” e que irá apresentar, ainda esta semana, uma proposta comum na Assembleia da República que junte contributos do PSD, CDS e Iniciativa Liberal.

Não sendo certo que terão sido estas declarações que motivaram Ricardo Quaresma a escrever o texto, o craque português também atacou o deputado único Chega dizendo que o “populismo racista de André Ventura apenas serve para virar homens contra homens em nome de uma ambição pelo poder que a história já provou ser um caminho de perdição para a humanidade”.

Por sua vez, André Ventura em declarações ao “Correio da Manhã” afirmou que “é lamentável que um jogador da seleção nacional se envolva em política”. O líder do Chega acrescentou que espera “que as autoridades do futebol não deixem que isto se torne no novo normal”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.