[weglot_switcher]

Por terra, por mar ou por ar… estes são os documentos que o podem impedir de viajar

Está a planear as suas férias? Já pensou na sua bagagem? Não se esqueça que há documentos que não pode dispensar nas suas viagens.
25 Maio 2018, 11h50

CARTÃO DE CIDADÃO – Vai para fora cá dentro ou vai viajar para um destino europeu? O cartão de cidadão ou o bilhete de identidade basta para circular livremente, não só na União Europeia, mas também na Noruega, Islândia e Suíça, países que pertencem ao chamado Espaço Schengen. Para se deslocar no interior destes países, basta levar o cartão de cidadão ou o bilhete de identidade válido.

Não se esqueça que as crianças devem ter o seu próprio cartão do cidadão, bilhete de identidade ou passaporte, mesmo que viajem na companhia de adultos.

Leve a carta de condução se viajar de carro ou alugar um dentro da União Europeia. A carta de condução emitida em Portugal é reconhecida apenas nos países da União Europeia e nalguns estados de língua oficial portuguesa. As autoridades nacionais de cada país, como as embaixadas ou postos consulares em Portugal, podem informar os viajantes sobre se o documento português é suficiente para conduzir no seu território.

Alguns países podem também exigir-lhe o livrete ou certificado de matrícula. A carta verde é ainda outro dos documentos indispensáveis aos automobilistas que pretendem sair de Portugal de carro. Este documento constitui uma prova de seguro reconhecida em 44 países.

PASSAPORTE – Se planeia viajar para países não comunitários, é imprescindível o passaporte atualizado. Levantar um passaporte pedido com urgência, pronto em 24h, e apanhar o avião logo de seguida já é possível no aeroporto de Lisboa, graças à Loja do Passaporte. Encerra só aos domingos e funciona entre as 9h e as 19h nos dias úteis, e das 9h às 14h, aos sábados. No caso de Lisboa, a loja situa-se na zona das partidas internacionais. É possível levantar os passaportes pedidos na loja e os solicitados noutros balcões com entrega urgente no aeroporto de Lisboa. O valor a pagar pelo serviço normal de emissão do passaporte é de 65 euros. Caso seja solicitado com urgência e com entrega no aeroporto, o preço sobe para 100 euros. No aeroporto do Porto, fica na zona das chegadas.

VISTO – Mas se o destino é para países, como a Turquia ou a maioria dos estados africanos, do médio oriente ou asiáticos, vai precisar de um visto. Este é emitido, em regra, pela embaixada em Portugal. Se contratar a viagem através de uma agência, esta pode tratar do assunto. Em caso de dúvida quanto às formalidades exigidas, contacte o Ministério dos Negócios Estrangeiros, embaixada ou o consulado do país a visitar.

Se a sua viagem de turismo, com duração igual ou inferior a 90 dias, for para os Estados Unidos da América, sendo um cidadão português com passaporte eletrónico, não necessita de visto de entrada, mas tem de preencher um formulário eletrónico com 72 horas de antecedência em relação à data de embarque, pelo menos. A autorização deve ser requerida e obtida até 3 dias antes da viagem.

O Economize tem uma nova rubrica semanal, destinada a todos os consumidores em Portugal, que será assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. As férias de verão são o tema desta rubrica que terá lugar todas as sextas-feiras. Este será um espaço de esclarecimento de dúvidas, de informação, de dicas, conselhos sobre “gastos”, direitos e deveres do consumidor turista. Pode enviar as suas questões para economize@jornaleconomico.pt

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.