[weglot_switcher]

Porsche suspende produção devido ao coronavírus

“Simultaneamente, a Porsche está a preparar-se para um declínio na procura e está a assegurar a sua força financeira com estas decisões”, acrescentou em comunicado.
18 Março 2020, 16h38

A fabricante Porsche vai suspender a produção dos veículos a partir da próxima semana, avançou a empresa em comunicado. Apesar dos outros fabricantes estarem a tomar medidas imediatas, como a Autoeuropa e a PSA de Mangualde, a Porsche só vai aplicar a medida na próxima semana.

“A partir da próxima semana, a Porsche suspenderá a produção por um período inicial de duas semanas”, avança a fabricante. “Ao dar esse passo, o fabricante de carros desportivos está a responder à aceleração significativa na taxa de infeção causada pelo coronavírus e às medidas resultantes implementadas pelas autoridades relevantes”.

“Simultaneamente, a Porsche está a preparar-se para um declínio na procura e está a assegurar a sua força financeira com estas decisões”, acrescentou em comunicado.

“A fábrica-mãe em Zuffenhausen e o local de produção em Leipzig serão encerrados a partir deste sábado (21 de maço de 2020). Estas etapas foram tomadas como parte de um processo ordenado e em estreita cooperação com o Conselho [Executivo] da empresa”, esclareceu.

Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche AG, esclarece que com estas medidas “a nossa empresa contribui para a proteção dos trabalhadores e a redução da disseminação do coronavírus”. “As consequências reais ainda não são previsíveis. Portanto, é muito cedo para previsões”, apontou o executivo.

O presidente do Conselho Executivo esclarece que a única certeza que a empresa tem neste momento “é que 2020 será um ano muito desafiante”. “Só podemos superar a pandemia juntos e tomar medidas rigorosas”, cumprindo então a responsabilidade empresarial ao interromper a produção.

Além de suspender a produção, a Porsche proibiu todas as viagens de negócios, o teletrabalho estendeu-se a vários trabalhadores que o podem desempenhar e as reunião vão passar a realizar-se por vídeo ou teleconferência.

Também a Volkswagen, a Daimler, a BMW e a Toyota anunciaram o encerramento temporário das atividades em unidades fabris na Europa, com receio pela segurança dos trabalhadores. No entanto, a Volvo, Kia, Hyundai, Honda e Aston Martin continuam a operar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.