[weglot_switcher]

Portagens renderam mais de mil milhões de euros

No ano passado, as receitas que as concessionárias arrecadaram das portagens tiveram um crescimento de 65% face a 2012, quando registaram o valor mais baixo dos últimos dez anos (628 milhões de euros).
16 Agosto 2018, 08h40

As receitas das portagens portuguesas foram de 1.035 milhões de euros no ano passado, de acordo com os dados da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP), divulgados esta quinta-feira pelo “Correio da Manhã” (CM).

Segundo o diário, o dinheiro que as portagens geraram teve em 2017 um crescimento de 65% face a 2012, ano em que se assinalou o valor mais baixo dos últimos dez anos (628 milhões de euros).

Entre os motivos que explicam o aumento está a subida de 6,2% do tráfego automóvel, uma vez que apenas 22% das portagens foram aumentadas no ano passado, conforme os números apresentados pelo Ministério do Planeamento e das Infraestruturas.

O CM refere ainda que a Brisa foi a concessionária rodoviária que mais receitas encaixou com estes pagamentos, com 557,2 milhões de euros, seguindo-se a Lusoponte.

No ínicio de agosto, a Associação Automóvel de Portugal saudou a aprovação, em Conselhos de Ministros, das novas classes de portagens. Os veículos que pagam menos portagem passam a incluir os que têm peso bruto inferior ou igual a 2.300 quilogramas e altura ao primeiro eixo até 1,30 metros, segundo o decreto-lei que teve ‘luz verde’.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.