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Portal da Queixa. Censos motivaram mais de 200 reclamações em 15 dias

O prazo inicial para responder aos Censos 2021 pela internet terminou na segunda-feira, mas o INE decidiu alargar o prazo de resposta via internet até ao dia 31 de maio.
5 Maio 2021, 19h44

Entre o dia 19 de abril e o dia 3 de maio, o Portal da Queixa recebeu mais de 270 reclamações dirigidas ao Instituto Nacional de Estatística (INE), relacionadas com os Censos 2021, uma média de 18 reclamações por dia.

Não receber a carta com os dados de acesso para o preenchimento online e as dificuldades em aceder ao portal oficial estão entre os principais motivos apontados pelos portugueses.

O prazo inicial para responder aos Censos 2021 pela internet terminou na segunda-feira, encerrando a primeira fase de resposta aos inquéritos do INE, que abrangem mais de seis milhões de alojamentos, mas o INE decidiu alargar o prazo de resposta via internet até ao dia 31 de maio.

Até ao momento, o INE recebeu 3,7 milhões de respostas, o que representa 80% dos alojamentos cobertos pelo recenseamento e referindo-se à situação de mais de 9 milhões de pessoas. No entanto, segundo identificou o Portal da Queixa, com base nos dados registados pelos consumidores na sua plataforma, a organização dos Censos 2021 apresentou alguns problemas.

A rede social de consumidores de Portugal recebeu, entre 19 de abril (o dia censitário) e o dia 3 de maio, 276 queixas relacionadas com o processo dos Censos 2021. Entre os principais motivos reportados pelos portugueses estão a não receção da carta com os dados de acesso para o preenchimento online (83% das reclamações) e as dificuldades em aceder ao portal.

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