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Portal da Queixa contabiliza mais de 700 reclamações dirigidas ao Ministério da Educação

Segundo o portal, dificuldades no processo das matrículas online e nos ‘vouchers’ disponibilizados pelo programa MEGA e falta de vagas, são os principais motivos das queixas.
10 Setembro 2020, 16h55

O Portal da Queixa anunciou esta quinta-feira ter recebido 767 reclamações reportadas por pais e encarregados de educação, entre 1 de janeiro e 9 de setembro, visando o Ministério da Educação. Trata-se de um acréscimo de 133% face às 329 queixas verificadas em igual período do ano passado.

As dificuldades em aceder ao Portal das Matrículas – o site através do qual se processaram, este ano, as matrículas ou sua renovação -, os problemas referentes com os livros escolares, concretamente, com os vouchers MEGA (Manuais Escolares Gratuitos) disponibilizados online pelo Ministério da Educação, bem como, as dificuldades técnicas verificadas no acesso a ambos os portais, foram as principais reclamações registadas no Portal, informa uma nota enviada por esta rede social de consumidores às redações.

Segundo o documento, a análise da equipa ao setor da Educação “permitiu verificar que relativamente ao processo das matrículas online houve um crescimento exponencial das reclamações (609 queixas em 2020), um disparo de 601%, comparativamente com as 87 queixas verificadas em 2019”.

O Índice de Satisfação do Ministério da Educação está pontuado em 16.9 (em 100), informa ainda o portal.

“Em épocas sazonais como esta ou do acesso aos livros escolares, por via do MEGA, as plataformas afetas à educação, manifestam muitas fragilidades na gestão do tráfego inerente ao número de pais que necessitam, por obrigação, de utilizá-las. Como plataforma digital, entendemos as dificuldades associadas à manutenção e desenvolvimento que permitam uma navegação segura e capaz, contudo sabemos que é possível a execução da mesma com o sucesso expectável”, explica Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa e fundador da Consumers Trust.

Rede social de consumidores e marcas, o portal é visitado mensalmente por cerca de 1,8 milhões de consumidores, possui cerca de 450 mil utilizadores registados, 7.500 marcas na plataforma e recebe em média 9.000 reclamações por mês. Os dados são do próprio portal.

 

 

 

 

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