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Portal da Queixa. Reclamações sobre a banca disparam 47% desde o início do ano

O funcionamento do setor bancário está a gerar “maior insatisfação entre os consumidores”, segundo o Portal da Queixa, numa altura em que a banca “vive dias de maior instabilidade e em tempos de crise económica instalada”. 
25 Setembro 2020, 16h51

O número de reclamações dirigidas à banca cresceu 47%, para cerca de 4.846 queixas, entre 1 de janeiro e 23 de setembro, revelou o Portal da Queixa esta sexta-feira. No mesmo período, o número de reclamações dos clientes do setor bancário totalizou 3.304 queixas.

Para o presidente executivo do Portal da Queixa, Pedro Lourenço, em “tempos de incerteza”  a relação de confiança entre a banca e os portugueses não está a ser reforçada. Resultado? “Os problemas apontados ao funcionamento do serviço prestado, ao atendimento, ao apoio ao cliente tornam-se, para algumas pessoas, um constrangimento não só financeiro, mas também familiar e social”, considera Pedro Lourenço.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) é o principal alvo das queixas, com o banco estatal a reunir 445 reclamações no Portal da Queixa. Seguem-se o Banco CTT (295), o Millennium BCP (291), o Santander Totta (269), o ActivoBank (207), Novo Banco (102), o Montepio (102) e o BPI (99).

Não obstante, a CGD, o Banco CTT e o ActivoBank reúnem as melhores avaliações no que ao índice de satisfação dos clientes respeita, no Portal da Queixa. Ou seja, estas três instituições bancárias são as que mais rapidamente interagem com os queixosos, procurando solucionar os problemas identificados pelos clientes.

Os principais motivos das reclamações apresentadas são incidem sobre o “mau serviço prestado” (26%), a qualidade do atendimento (13%), o apoio ao cliente (10%), as condições contratuais (8%) e as moratórias (5%).

O funcionamento do setor bancário está a gerar “maior insatisfação entre os consumidores”, segundo o Portal da Queixa, numa altura em que a banca “vive dias de maior instabilidade e em tempos de crise económica instalada”.

 

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