[weglot_switcher]

Porto de Leixões registou o melhor quadrimestre no movimento de carga

Com um total de 23.854 turistas, a grande maioria é do Reino Unido, englobando 35%, sendo que da Alemanha chegaram 34% dos turistas e dos Estados Unidos da América chegaram 16% do número total. Os meses de fevereiro e março foram os que registaram um maior movimento de passageiros.
31 Maio 2019, 20h06

O Porto de Leixões, entre janeiro e abril do presente ano, conseguiu movimentar mais de 6,6 milhões de toneladas de mercadoria. Segundo a informação divulgada pela Administração dos Portos portugueses, este valor representa uma variação homóloga de 5%, significando o melhor registo de sempre.

Face ao mesmo período do ano anterior, Leixões cresceu dois dígitos na maioria dos segmentos analisados, obtendo um aumento de 14% na carga geral, 18% na carga fracionada, 12% na carga de contentor e 19% em mercadoria roll-on e roll-off. O número de navios em circulação no Porto de Leixões também tem aumentado, apresentando um crescimento de 13% em arqueação bruta, “o que revela a dimensão e capacidade cada vez maior dos navios que entram e saem de Leixões”.

Mas não é só nas mercadorias que Leixões tem verificado aumentos, os passageiros também têm apresentado números recordes. Com um total de 23.854 turistas, a grande maioria é do Reino Unido, englobando 35%, sendo que da Alemanha chegaram 34% dos turistas e dos Estados Unidos da América chegaram 16% do número total. Os meses de fevereiro e março foram os que registaram um maior movimento de passageiros, representando um aumento de 103,3% e 61,93%, pela mesma ordem.

“Leixões está numa verdadeira maré alta e as exportações acompanham esse crescimento”, afirma a administração responsável pela gestão dos portos. Entre janeiro e abril deste ano saíram de Leixões mais 1.793 mil toneladas de mercadoria, o que representa um crescimento de 18% face a igual período do ano anterior. Os principais países de destino são a Holanda, o Reino Unido e a Espanha. Produtos refinados, ferro, aço, papel e cartão são as principais mercadorias exportadas a partir de Leixões.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.