[weglot_switcher]

Porto de Leixões: transporte de contentores movimenta mais de 6,6 milhões de toneladas de mercadoria

De acordo com a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, este resultado é fruto “do esforço que o porto tem vindo a desenvolver junto de diferentes companhias, que confiaram e apostam” no Porto Leixões para novas escalas, novas rotas e novos navios”.
31 Janeiro 2019, 10h17

O transporte de carga contetorizada movimentou mais de 6,6 milhões de toneladas de mercadoria no Porto de Leixões, em 2018, o que corresponde a um aumento de 8% face a 2017 e estabelecendo, assim, um novo máximo histórico ao superar em 286 mil toneladas o recorde fixado em 2016.

No segmento roll-on/roll-off (carga que embarca e desembarca em cima de rodas) também se verificou um crescimento de 9% em 2018, para um total de 1,15 milhões de toneladas movimentadas, face ao ano de 2017. “Estes resultados fazem do Porto de Leixões líder nacional deste segmento”, anunciou a a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo em comunicado.

A empresa gestora do Porto de Leixões afirmou ainda que “o crescimento da carga contentorizada e do tráfego Roll-On/Roll-Off em Leixões é resultado direto Porto de Leixões

No movimento de granéis sólidos, o Porto de Leixões assinalou também um aumento de 9%, embora o movimento de granéis líquidos apresente uma quebra de 12% devido à manutenção das refinarias nacionais, em particular na de Matosinhos.

No balanço das exportações e importações, as mercadorias de produtos refinados diversos e o ferro/aço foram os mais exportados, no Porto de Leixões, enquanto as principais mercadorias importadas foram o petróleo em bruto, a estilha de madeira e ainda a sucata de ferro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.