[weglot_switcher]

Porto de Setúbal bate recorde na movimentação de automóveis à boleia da Autoeuropa

Do porto sadino partiram 220 mil automóveis produzidos na Autoeuropa para o resto do mundo, 85% das unidades produzidas na fábrica portuguesa da Volkswagen em Palmela.
4 Fevereiro 2020, 13h04

O porto de Setúbal bateu um recorde na movimentação de automóveis em 2019, num total de 347 mil unidades, mais 27% em relação a 2018. Conhecida por carga roll on/roll off (ro-ro), a movimentação em tonelagem subiu em 3,1%.

Este disparo aconteceu à boleia da exportação de automóveis da Autoeuropa, que partem do porto de Setúbal para o resto do mundo, num total de 220 mil unidades exportadas, 63% do total, segundo dados divulgados pelo administração do porto sadino.

Estes dados reforçam o “perfil exportador do porto de Setúbal, realçando-se o contributo da Volkswagen com 85% das unidades produzidas na fábrica da Autoeuropa a serem exportadas pelo porto de Setúbal”.

A Autoeuropa fechou o ano de 2019 com um novo recorde de produção, ao produzir quase 257 mil unidades, segundo os dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

No porto de Setúbal, a carga contentorizada subiu 11% em número de contentores em 2019, enquanto os graneis líquidos registaram uma subida de 16%, destacando-se o movimento de melaço, um xarope obtido a partir do processamento da cana-de-açúcar.

https://jornaleconomico.pt/noticias/producao-da-autoeuropa-disparou-mais-de-200-desde-a-chegada-do-t-roc-535338

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.