[weglot_switcher]

Porto de Sines cresceu 10% no primeiro trimestre, 16% nos contentores

Para a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, estes resultados demonstram que a infraestrutura portuária não registou impactos relevantes na sequência da recente crise causada pelo bloqueio do Canal do Suez.
16 Abril 2021, 18h53

O porto de Sines cresceu 10% no total de carga movimentada no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o período homólogo de  2020. Esse crescimento foi superior no segmento de contentores, na ordem dos 16% fsace ao primeiro trimestre do ano passado.

“Os primeiros três meses de 2021 mostraram que o porto de Sines mantém a trajetória de crescimento apresentada no final do ano anterior. Nos contentores, os 440.645 TEU [medida padrão equivalente a contentores com 20 pés de comprimento] movimentados de janeiro a março representaram uma evolução homóloga de 16%, com a carga contentorizada de importação e exportação a atingir os 104.391 TEU”, destaca um comunicado da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

Segundo esse documento, “o conjunto de todos os segmentos de carga cifrou-se em quase 12 milhões de toneladas movimentadas nos primeiros três meses do ano, representando um crescimento homólogo de 10%, demonstrando que esta infraestrutura portuária não registou impactos relevantes na sequência da recente crise causada pelo bloqueio do Canal do Suez”.

“O segmento da carga geral, onde se incluem os contentores, registou 5,6 milhões de toneladas movimentadas e contribuiu decisivamente para os resultados globais do porto. No segmento de granéis líquidos, onde se incluí o ‘crude’, os refinados e o gás natural, registou-se um crescimento homólogo de 4%, com mais de seis milhões de toneladas movimentadas, mantendo Sines como a principal porta do país para produtos energéticos”, assegura o comunicado da APS.

Os responsáveis da administração do porto de Sines acrescentam que, “a este trimestre positivo, deve associar-se a resiliência demonstrada por toda a comunidade portuária de Sines que, em contexto de pandemia, possibilitou a manutenção das cadeias de abastecimento, em prol das necessidades da economia”.

“Os valores apresentados nestes três primeiros meses permitem perspetivar mais um ano positivo para o porto de Sines, numa altura em que decorre a bom ritmo a ampliação do terminal de contentores – Terminal XXI, sem qualquer interferência na operacionalidade do porto, e que irá representar um aumento da capacidade de 2,3 milhões para 4,1 milhões de TEU anuais”, conclui o referido comunicado.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.