[weglot_switcher]

Porto de Sines: ministro das Infraestruturas foi avaliar futuros investimentos

Só no terminal XXI, de contentores, está previsto um investimento superior a 660 milhões de euros, da responsabilidade do operador privado, a PSA, de Singapura.
15 Novembro 2019, 18h05

O ministro da Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, visitou o porto de Sines acompanhado pelo Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, com o objetivo de acompanhar e avaliar o desenvolvimento dos projetos de investimento previstos.

Recorde-se que a tutela dos portos passou a estar sob a alçada do Ministério das Infraestruturas desde a o nova orgânica do atual governo, resultante das eleições legislativas realizadas a 6 de outubro.

“Após a realização de reunião de trabalho com o conselho de administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, os governantes visitaram as áreas operacionais do porto. No centro de sistemas e ‘helpdesk’, foram apresentados os trabalhos que estão a ser desenvolvidos no âmbito da JUL – Janela Única Logística, e no centro de controlo de tráfego foi apresentado todo o processo relativo ao controlo das manobras dos navios que escalam o porto de Sines”, avança um comunicado da APS.

De acordo com esse documento, “seguiu-se a visita ao terminal de contentores de Sines (terminal XXI), onde o responsável da concessionária PSA Sines apresentou o projeto de ampliação deste terminal, que representa um investimento privado de 660,9 milhões de euros, para o aumento da capacidade instalada dos atuais 2,3 milhões para 4,1 milhões de TEU (medida padrão para contentores de 20 pés de comprimento).

“A visita terminou no molhe leste, possibilitando uma vista privilegiada sobre a área onde será implantado o novo terminal Vasco da Gama, cujo concurso público internacional está no mercado”, conclui o referido comunicado.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.