[weglot_switcher]

Porto-santenses vão pagar apenas 10,70 euros para ir à Madeira

A medida anunciada pelo Secretário Regional das Finanças, Rogério Gouveia, deverá ser operacionalizada já a partir do mês de dezembro.
22 Setembro 2021, 14h43

Os porto-santenses vão passar a pagar apenas 10,70 euros para ir à ilha da Madeira nas viagens de barco.

Esta medida resulta do alargamento do Subsídio de Mobilidade do Porto Santo, aos residentes da Ilha Dourada, tal  como já acontece com os residentes da ilha da Madeira, com o objetivo de esbater a dupla insularidade.

A medida anunciada pelo Secretário Regional das Finanças, Rogério Gouveia, deverá ser operacionalizada já a partir do mês de dezembro.

“O Governo Regional entendeu que era de elementar justiça que também os porto-santenses pudessem usufruir da medida, apesar de já terem preços de residente bem mais baixos do que os que são praticados aos madeirenses”, salientou o governante.

Para que a medida se concretize vai ser preciso ainda adaptar a legislação, bem como o sistema informático, para que o desconto seja concedido logo no momento da aquisição do bilhete.

Rogério Gouveia destaca ainda que o preço de 10,70 euros que um porto-santense vai passar a pagar é exatamente o mesmo que um madeirense que se desloca do ponto  mais distante da ilha até  ao Funchal em transportes públicos.

Já no que se refere ao transporte aéreo o preço continua nos 25 euros, o mesmo que é praticado para um residente da Madeira que queira se deslocar ao Porto Santo.

“Infelizmente, não conseguimos ainda fazer com que o subsídio seja mais ambicioso pela via aérea”, refere o secretário regional, salientando que o Governo insular vai estudar primeiro o comportamento do consumidos e qual o volume de despesa que representa. “Portanto, quem sabe, no futuro, a medida não  possa ser novamente reequacionada”, concluiu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.