[weglot_switcher]

Portuense lança cerveja com sabor a Norte

A cerveja regional é a aposta do grupo, que vai investir três milhões de euros e criar 50 postos de trabalho. A fábrica fica em plena baixa portuense.
7 Abril 2017, 13h00

A Fábrica de Cervejas Portuense – um projecto apresentado em Junho passado e que prevê um investimento de três  milhões de euros na criação de uma unidade industrial – já tem um nome para a sua cerveja: Nortada. “Este novo conceito cervejeiro pretende alavancar um novo nicho de mercado em Portugal no universo das  cervejas”, referiu fonte oficial da empres, para enfatizar a Nortadas vai “posicionar-se entre as  cervejas industriais e as artesanais, com uma posição assumidamente regional.

Com uma capacidade de produção de dois milhões de litros/ano, a Fábrica de Cervejas Portuense “pretende dedicar-se à região Norte do país e em particular ao mercado do grande Porto, para consumo em estabelecimentos do canal Horeca (hotéis, restaurantes, bares e cafés), estando já nesta altura disponível em cem pontos de venda”.

Desde já, a empresa vai lançarum conjunto de  cinco estilos de cerveja feita com base em receitas tradicionais e 100% malte. “Cada uma destas cervejas recebeu o nome de uma freguesia do Porto, homenagem à cidade onde tudo começou”. A estes estilos irão juntar-se regularmente outros, sazonais ou permanentes, “já que a Nortada aposta numa dinâmica de lançamentos regulares”.

A Fábrica de Cervejas Portuense (que terá instalações no centro da cidade, em plena baixa), pretende criar um espaço de identificação  do Porto com a cultura cervejeira e a criação de um espaço de restaurante-bar que, “ao estilo de outros mercados internacionais, será um local de encontro, diversão, lazer e sobretudo irá contribuir para o desenvolvimento da cultura cervejeira em Portugal”.

Em vários outros países já são os grupos cervejeiros regionais que dominam o mercado, refere a empresa – que assim vem juntar-se a um verdadeiro ‘boom’ das cervejas artesanais – que se têm multiplicado um pouco por todo o país e agregam já um volume de negócios apreciável.”A Nortada apresenta-se com a assinatura ‘Genuinamente melhor!’,  que visa transmitir o lado regional genuíno tão característico da região Norte”.

Os responsáveis do projecto – que numa primeira fase vai permitir a criação de cerca de 50 postos de trabalho directos – são Tiago Talone, gestor de marketing, e Pedro Mota, biólogo, ambos com experiência no sector das cervejas, nomedamente, no caso do primeiro, na Unicer – líder nacional do segmento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.