[weglot_switcher]

Portugal a meio da tabela no ranking de segurança alimentar na Europa, segundo estudo

Portugal é o 13º países, entre 26, com melhor avaliação no “Global Food Security Index 2019”, publicado pela The Economist Intelligence Unit. Relativamente à qualidade e segurança dos alimentos, Portugal sobe ao ‘top 5’, com 88 pontos, apenas atrás da Finlândia, Noruega, Suécia e Holanda.
31 Março 2020, 08h12

Portugal é o 13º país da União Europeia com melhor pontuação sobre segurança alimentar no ranking do “Global Food Security Index 2019”, publicado pela The Economista Intelligence Unit, que coloca a Europa como a segundo região melhor classificada, logo atrás dos Estados Unidos.

“A segurança alimentar na Europa é forte, embora a Europa de Leste fique atrás dos vizinhos ocidentais. Além disso, embora a região seja a menos vulnerável às ameaças que a mudança climática representa para a segurança alimentar, a pressão dos recursos naturais e as alterações climáticas continuam a ser um risco para garantir a segurança alimentar nos próximos anos”, refere o relatório.

A análise sublinha a importância da Política Agrícola Comum neste contexto, destacando que o apoio dos governos dá uma “base sólida para a disponibilidade de alimentos através de redes de segurança alimentar e acesso a financiamento”.

Num ranking liderado pela Irlanda – com 84 pontos em 100-, segue-se a Suíça (83,1) e a Finlândia e Noruega, ambas com 82,9 pontos. Já Portugal alcança 77,8 pontos, cabendo o último lugar à Ucrânia, com 57,1 pontos.

Num exame à capacidade dos consumidores comprarem alimentos, a vulnerabilidade a choques de preços e a implementação de programas e políticas para apoiar os consumidores quando ocorrem choques, Portugal fica em 16º lugar, com 81,3 pontos, num ranking novamente liderado pela Irlanda (90,5 pontos).

Já sobre a disponibilidade dos alimentos, Portugal ocupa o 13º lugar, com 70,9 pontos, numa tabela liderada pela Suíça, com 84,3 pontos.

“Embora a região [Europa] tenha pontuações altas em infra-estruturas de transportes, há espaço para melhorias em muitos países. Uma mistura de infraestrutura ferroviária, aérea e portuária é utilizada para o transporte de alimentos, mas todos os países exigem sistemas rodoviários sólidos”, destaca o relatório, que identifica que apenas oito países têm uma pontuação elevada relativamente à qualidade da estrada.

Relativamente à qualidade e segurança dos alimentos, Portugal sobe ao ‘top 5’, com 88 pontos, apenas atrás da Finlândia (91,8 pontos), Noruega (90,5 pontos), Suécia (89,4 pontos) e Holanda (88,9 pontos), enquanto sobre a resiliência ao impacto das alterações climáticas Portugal ocupa o 13º lugar, com 71 pontos, que compara com os 77,9 pontos alcançados pela Irlanda, que obtém a melhor classificação.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.