[weglot_switcher]

Portugal com 450 Fundações com ativos totais de 5 mil milhões de euros

As Fundações abrem portas na próxima semana para festejar o Dia Europeu das Fundações. Portugal conta com 450 fundações ativas, atuando em diversas áreas com ativos totais na ordem dos 5 mil milhões de euros.
30 Setembro 2017, 07h18

Na comemoração do Dia Europeu das Fundações e Doadores pelo Centro Português de Fundações (CPF)  – a Fundação Eng.º António de Almeida, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Oriente estiveram na origem da constituição do Centro Português de Fundações – as Fundações de toda a Europa juntar-se-ão para dar a conhecer o seu trabalho. Isto é, vão desenvolver atividades que dêem a conhecer o trabalho das fundações.

Portugal conta com 450 fundações ativas, atuando em diversas áreas com ativos totais na ordem dos 5 mil milhões de euros.

As fundações portuguesas vão comemorar a data com eventos e atividades, a partir desta sexta-feira e durante a próxima semana, “convidando o público em geral a obter mais informação acerca delas. Esta comunicação dos objetivos e ações das Fundações dá a conhecer ao público o trabalho e os benefícios que trazem à sociedade, ao mesmo tempo que, com total transparência, mostram o seu interior”, refere o CPF em comunicado.

As Fundações CCB, Eugénio de Almeida, Fundação COI, a Fundação CEBI, a Fundação LIGA, a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, a Fundação Infantil Roland McDonald, a Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso e a Fundação Ricardo Espírito Santo Silva têm programas nos seus sites para esses dias.

O objetivo do Dia Europeu das Fundações e Doadores é realçar o papel proativo em benefício dos cidadãos e das comunidades.

Em 1993, a Fundação Eng.º António de Almeida, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Oriente estiveram na origem da constituição do Centro Português de Fundações.

“Pelo quinto ano consecutivo, por toda a Europa, as fundações promovem uma grande variedade de eventos e atividades que contarão a história da filantropia e que mostrarão ao público em geral o inestimável e diversificado trabalho que por elas é feito”, refere o comunicado do CPF. “O Centro Português de Fundações nasceu da vontade e da necessidade que as fundações portuguesas sentiam de, em conjunto, defenderem os seus interesses comuns e, simultaneamente, organizarem-se em torno de uma instituição representativa do setor”, descreve a nota.

O Centro Português de Fundações reveste a forma jurídica de associação e, de acordo com os seus Estatutos, visa a cooperação e solidariedade entre os seus Membros e a defesa dos seus interesses comuns.

Atualmente o Centro Português de Fundações conta com mais de 140 fundações associadas, representativas de 80% do setor.

“Diariamente 140.000 Fundações em toda a Europa desenvolvem o seu trabalho nas áreas da educação, artes, cultura, saúde, ambiente e muitas outras, promovendo o desenvolvimento da sociedade”, refere a nota de imprensa.

O Centro Português de Fundações lançou um  vídeo didático que pretende destacar o papel dos Doadores que criam as Fundações, e associa-se  à celebração do Dia Europeu das Fundações e Doadores.

No âmbito das suas relações internacionais, o CPF mantém contactos com associações de fundações na Europa e no resto do Mundo, salientando-se, pela sua especial importância, o relacionamento próximo com o European Foundation Center (EFC), o Donors and Foundations’ Networks in Europe (DAFNE) e o Worldwide Initiatives for Grantmaker Support (WINGS).

Na lista de fundações em Portugal está a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Champalimaud, a Fundação Centro Cultural de Belém, a Fundação EDP, a Fundação Serralves, a Fundação Medeiros e Almeida, entre centenas de outras.

(Atualizada)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.