[weglot_switcher]

Portugal com um milhão de vacinas administradas contra a Covid-19

Desde o inicio do processo de vacinação, a 27 de dezembro, Portugal já administrou um milhão de doses da vacina contra a Covid-19.
5 Março 2021, 18h07

Ao fim de pouco mais de dois meses desde o início do processo de vacinação, Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, a marca de um milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 administradas.

“Nunca será por falta de capacidade que as vacinas não serão dadas. Esta vacina um milhão dá-nos alento para essa capacidades e esperança para os meses que aí vêm”, disse o secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, no Pavilhão Desportivo da Ajuda, em Lisboa

Assim, o Ministério da Saúde contabiliza 716 mil vacinas administradas e que representam a primeira dose e 284 mil que representam a toma das duas doses.

Aos jornalistas, Serras Lopes frisa que Portugal já devia ter recebido “mais vacinas mas houve problemas com empresas o que não é alheio a este processo”. Ainda assim, ressalva que neste momento o objetivo é vacinar mais de 80% da população com mais de 80 anos.

“Há aqui um escalão etário que tem menos possibilidades de ser vacinado porque há menos vacinas”, diz referindo-se à vacina da AstraZeneca que atualmente não é recomendada a pessoas com mais de 65 anos, embora alguns países tenham já recuado na decisão.

Além deste objetivo, Portugal comprometeu-se com a União Europeia em vacinar cerca de 70% da população até ao verão, atingindo assim a tão desejada imunidade de grupo, uma meta que, segundo o coordenador da task-force de vacinação, o Almirante Gouveia e Melo, na melhor das hipóteses pode acontecer já em agosto, mas na pior, só em 2022.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.