[weglot_switcher]

Portugal e Angola reforçam cooperação na área da ciência

O ministro Manuel Heitor e a sua congénere angolana do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, inauguram esta segunda-feira, no Palácio das Laranjeiras em Lisboa a Semana de Ciência Portugal-Angola.
  • Manuel Heitor
18 Março 2019, 07h35

Poucos dias depois da visita de estado do Presidente da República, Manuel Rebelo de Sousa a Angola, os dois países lusófonos dão mais um passo na cooperação. Desta feita, a área é a ciência e o palco Portugal, com uma iniciativa própria.

A Semana de Ciência Portugal-Angola arranca esta segunda-feira, com uma sessão no Palácio das Laranjeiras em Lisboa e termina na quarta-feira, visando o diálogo e o reforço da cooperação entre Portugal e Angola nas áreas da oceanografia e interações atlânticas, biomedicina, acreditação no ensino superior, financiamento e gestão de ciência e tecnologia, entre outras.

A iniciativa trouxe a Lisboa a ministra angolana do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, que se faz acompanhar de uma comitiva de investigadores e representantes de instituições de ensino superior e de centros de investigação.

Durante a sessão, na qual participam o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, será abordada a Agenda de Interações Atlânticas – espaço, clima, oceanos “AIR Centre” e a Iniciativa Conhecimento para o Desenvolvimento, ambas desenvolvidas em cooperação com Angola.

Durante a sua deslocação a Portugal, a comitiva angolana visitará instituições de ensino superior e centros de investigação nos quais os investigadores angolanos podem contactar com congéneres portugueses para uma partilha de conhecimento resultante do trabalho científico desenvolvido em ambos os países.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.