[weglot_switcher]

Portugal é dos países da UE com menor percentagem de funcionários públicos

Apesar do número deste setor ter vindo a crescer no Estado português, o seu peso no mercado de trabalho continua abaixo da média da União Europeia (UE). Países nórdicos lideram o ranking, enquanto a Alemanha está no último posto.
24 Julho 2018, 11h32

Em Portugal os trabalhadores da função pública representam somente 15% do total de cidadãos que desempenham uma atividade laboral. Um número que segundo o “Jornal de Negócios” coloca o país como uma das percentagens mais baixas da União Europeia (UE).

Face ao ano de 2000 esta percentagem subiu um ponto percentual, tendo o número de funcionários públicos vindo a crescer desde 2015.

Os dados publicados pelo Eurostat mostram que atrás de Portugal se encontram apenas Itália (14%), a Holanda (13%) Luxemburgo (12%) e a Alemanha (10%). No topo da tabela os países nórdicos dominam, com a Suécia no primeiro lugar (29%), a Dinamarca (28%), Finlândia (25%), a Estónia (23%) e Lituânia, França e Hungria, todos com 22%.

No que diz respeito aos salários brutos os números que um funcionário público administrativo da União Europeia, aufere em média dois mil euros brutos, enquanto em Portugal esse valor é de 916 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.