[weglot_switcher]

Portugal é dos países onde as famílias mais investem em dívida pública

Nos últimos anos, os portugueses passaram a investir mais em dívida do Estado. Em maio, o valor da dívida direta do Estado totalizava 246,3 mil milhões de euros e cerca de 14% desse valor estava nas mãos das famílias.
2 Julho 2018, 08h52

Nos últimos anos, os portugueses passaram a investir mais em dívida do Estado, o que colocou o país no pódio daqueles que mais apostam na dívida do Estado. No conjunto da zona euro, só Malta está à frente de Portugal, revela o “Diário de Notícias / Dinheiro Vivo” (DN/DV) na edição desta segunda-feira, 2 de julho.

Os cálculos do DN/DV apontam para um aumento no valor aplicado pelos particulares no financiamento do Estado de pouco mais de 11 mil milhões de euros em 2013 para 34,5 mil milhões de euros em 2018.

Segundo o matutino, em 2016 e 2017 os portugueses colocaram cerca de 13,3 mil milhões de euros emdívida pública e, no passado mês de maio, cerca de 14% da dívida direta do Estado estava nas mãos das famílias..

Em maio, o valor da dívida direta do Estado totalizava 246,3 mil milhões de euros, o que representa uma variação de 0,4% face ao final do mês anterior e um aumento de 1,1% face ao período homólogo, adiantou uma análise do IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, divulgada no final do mês passado.

A dívida pública no âmbito do Programa de Assistência Financeira ascendia a 56,3 mil milhões de euros (29,0% do Produto Interno Bruto) em maio, dos quais 27,3 mil milhões de euros dizem respeito ao Fundo Europeu de Estabilidade Financeira, 24,3 mil milhões de euros ao Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira e 4,7 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.