[weglot_switcher]

Portugal e Espanha reduzem para nove as fronteiras terrestres entre os dois países

Fora destes nove pontos, a “passagem está absolutamente interdita”, disse o ministro da Administração Interna. Mercadorias e produtos alimentares com “via verde” para passar na fronteira.
  • Cristina Bernardo
16 Março 2020, 12h51

Portugal e Espanha vão limitar as suas fronteiras a nove pontos de passagem entre os dois países a partir desta segunda-feira, com as autoridades a controlar a passagem de pessoas nestes pontos.

A decisão foi anunciada hoje pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, no final de uma reunião por videoconferência com todos os Governos da União Europeia para decidir que medidas tomar para tentar travar a crise do coronavírus.

Os países da União Europeia decidiram que os estados-membros devem ter o direito de introduzir “mecanismos de controlo” que “não devem ser discriminatórios”. Assim, este controlo “não deve por em causa o regresso de cidadãos portugueses, nem impedir o regresso de cidadãos estrangeiros aos seus países de origem”, afirmou o ministro.

Os dois países estão a finalizar os pormenores que vão permitir introduzir os controlos que vão manter abertas apenas em “nove pontos de passagem fronteira terrestre”, que vão contar com “mecanismos que limitam a passagem de fronteira terrestre”, segundo Eduardo Cabrita.

Fora destes nove pontos, a “passagem está absolutamente interdita”, apontou.

O ministro explicou que os cidadãos que trabalhem no outro país vão poder continuar a passar nas fronteiras, defendendo “vias verdes” nas fronteiras “para transportes alimentares e produtos essenciais”.

“É fundamental manter a economia a funcionar. Mercadorias não são transmissores do coronavírus. Temos de manter a cadeia alimentar a funcionar”, afirmou Eduardo Cabrita, apontando que a “situação sanitária” dos camionistas será acompanhada.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.