Presente em Portugal desde 1940, o Grupo Air France-KLM é “um ator-chave na conectividade aérea do país. “As três marcas do Grupo – Air France, KLM e Transavia – operam, semanalmente, cerca de 700 voos de e para Portugal, ligando o país a França, aos Países Baixos e ao resto do mundo através dos hubs de Paris-Charles de Gaulle e Amesterdão-Schiphol, refere o grupo em comunicado que pretende marcar a visita oficial de Emmanuel Macron a Portugal.
“Portugal é um mercado prioritário para a Air France-KLM. O Grupo francês é o principal operador aéreo entre França e Portugal, com 45% da quota de mercado nas ligações entre os dois países (35% para a Transavia France e 10% para a Air France)”. Em 2024, as empresas do grupo transportaram cerca de 4,5 milhões de passageiros de e para Portugal, o que representa um crescimento de 25% face a 2019.
Em 2025, o Grupo prevê continuar esta tendência, com um aumento de oferta de 10%, mais do que o dobro do crescimento previsto para toda a sua rede. “O sucesso das rotas aéreas em Portugal deve-se, nomeadamente, à diversidade dos perfis de passageiros (viagens de negócios, de lazer e familiares), o que garante um fluxos de tráfego ao longo de todo o ano e não apenas no Verão.
A presença histórica do grupo em Portugal e a força dos seus hubs de Paris e Amesterdão, que permitem ligações para mais de 300 destinos em todo o mundo é também uma estratégia que permite o crescimento. Importante também a forte implantação em Portugal da Transavia, a companhia low-cost do Grupo Air France KLM. A rota Porto-Paris Orly foi a primeira a ser lançada pela companhia quando esta foi criada, em 2007, e continua a ser uma das mais importantes da rede da Transavia France, com até sete voos diários. Foi nesta rota estratégica que a Transavia introduziu, no início de 2024, o seu primeiro Airbus A320neo, “marcando desta forma simbólica o início da renovação total da sua frota para aeronaves Airbus de última geração, que reduzem as emissões de CO₂ em 15% e o ruído em 50% face aos aviões da geração anterior”.
A Air France-KLM é um dos grandes grupos de aviação que já manifestaram interesse no processo de privatização da TAP – a par da Lufthansa e do grupo IAG, dono da British Airways e da Iberia – que o Governo pretende arrancar em março de forma a ficar concluído até final deste ano.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com