[weglot_switcher]

Portugal é um “íman para investimento”, diz “La Voz de Galicia”

O jornal espanhol destaca os progressos feitos pelo país na última década, desde a intervenção da troika à liderança de Mário Centeno no Eurogrupo.
22 Janeiro 2018, 09h13

Portugal está na moda e este domingo mais um jornal internacional apresentou exemplos disso. O jornal “La Voz de Galicia” acredita que Portugal deu um salto no período de 10 anos, desde a intervenção da troika no país até hoje, quando o ministro das Finanças português, Mário Centeno, preside ao Eurogrupo.

“A forte projeção internacional e os melhores registos económicos da década refletem uma sociedade em progresso, segura e aberta ao mundo exterior que está a conseguir ser um íman para o investimento”, refere o jornal espanhol, sublinhando que Portugal saiu de uma longa crise e tornou-se “moda”, destinatário de investimento, “colecionador de residentes de luxo”, criador de líderes internacionais.

Dos dados económicos às personalidades portuguesas nos diferentes cargos internacionais, como Vítor Constâncio, António Guterres ou Mário Centeno, o jornal realça o bom desempenho português, sem se esquecer de que o Índice de Paz Global considera o país o terceiro mais seguro a nível mundial, logo depois da Islândia e da Nova Zelândia.

“As exportações estão a crescer depois de se terem tornado o portal de entrada China para a Europa, enquanto as importações também estão a crescer como um sintoma da recuperação do consumo interno”, escreve o “La Voz de Galicia”, dando ainda o exemplo da queda da taxa de desemprego.

Para o diário, Madonna, a nova ‘inquilina’ de Portugal, não passa de um exemplo dos mais de 10 mil estrangeiros com golden visa e de um conjunto de empresários que aposta em Portugal: “Parte da TAP, a companhia aérea de bandeira portuguesa, está nas mãos dos chineses e brasileiros; O porto de Leixões é administrado por uma empresa turca; Existem bancos com capital espanhol, como o Banif; e mesmo os aeroportos são administrados por estrangeiros, os franceses de Vinci”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.