[weglot_switcher]

Portugal em situação de alerta por risco de incêndios florestais: queimadas proibidas até segunda-feira

Este alerta acontece devido às elevadas temperaturas esperadas para os próximos dias e depois de vários incêndios florestais em várias partes do país durante o dia de terça-feira: Gaia, Oliveira de Azeméis e Esposende.
  • Populares observam a frente de fogo do incêndio que deflagrou na sexta feira no concelho de Monchique, distrito de Faro, e que está mais próxima desta vila, já é visível da localidade algarvia, 05 de agosto de 2018. FILIPE FARINHA/LUSA
27 Março 2019, 08h17

 

Portugal está em situação de alerta por risco de incêndios florestais, com a proibição de queimadas até à próxima segunda-feira. O Governo accionou o alerta devido às “previsões metereológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal no território do Continente”.

A Situação de Alerta abrange todos os distritos do Continente entre a meia noite desta quarta-feira, 27 de março, as 23h59 de domingo, 31 de março.

“O Governo acompanha em permanência o evoluir da situação operacional e apela aos cidadãos para que adequem os seus comportamentos ao quadro meteorológico que tem sido amplamente divulgado”, segundo o comunicado divulgado pelo ministério da Agricultura.

Este alerta acontece depois de vários incêndios florestais em várias partes do país durante o dia de terça-feira: Gaia, Oliveira de Azeméis e Esposende.

A declaração da Situação de Alerta prevê a implementação de várias medidas de caráter excecional, como proibição da realização de queimadas, de queimas de sobrantes de explorações agrícolas e florestais e de ações de gestão de combustível com recurso à utilização de fogo.

Estas medidas preveêm também a dispensa trabalhadores dos setores público e privado que “desempenhem cumulativamente as funções de bombeiro voluntário”.

Já os operacionais da GNR e da PSP têm previsto a “elevação do grau de prontidão e resposta operacional” por com “reforço de meios para operações de vigilância, fiscalização, patrulhamentos dissuasores de comportamentos de risco e de apoio geral às operações de proteção e socorro que possam vir a ser desencadeadas”.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil também determinou a “passagem do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais ao Estado de Alerta Especial Amarelo em todos os distritos, os Ministros da Administração Interna e da Agricultura, Florestas e  Desenvolvimento Rural assinaram hoje [terça-feira] o Despacho que determina a Declaração da Situação de Alerta”, segundo o comunicado divulgado pelo ministério da Agricultura.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.