Não basta ser considerada a melhor city break do mundo. Lisboa precisa de mais e melhor, assim como os portugueses! O ruído aeronáutico é das principais fontes de desconforto da população, sendo imperativo encontrar sistemas rápidos e fiáveis de mitigação do ruído, sem que tal ponha em causa a frequência das operações aéreas a realizar.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, as estimativas indicam que 60% da população está exposta a níveis de ruído muito acima dos recomendados, sendo urgente a adoção de medidas de combate e prevenção desta questão. Apesar de ser notória a crescente consciencialização da sociedade contemporânea para a sustentabilidade das operações e dos serviços, Portugal continua atrasado no combate à poluição sonora, sobretudo junto nas imediações dos aeroportos das cidades de Lisboa e do Porto.

O ruído é uma das principais causas da degradação da qualidade do ambiente urbano, mas é preciso que as companhias aéreas compreendam que são elas quem tem a obrigação de reconhecer que a percentagem de pessoas incomodadas é mais elevada relativamente ao tráfego aéreo e que é fundamental adotarem métodos que promovam uma maior sustentabilidade e eficiência das suas operações.

A transformação para a próxima geração de aviação é possível através de tecnologias inteligentes e novos procedimentos que, combinados, possuem a capacidade de tornar a viagem aérea mais conveniente, previsível e ambientalmente amigável. A easyJet tem vindo a identificar soluções para reduzir os impactos do ruído, que incluem redução de ruído na fonte, ou seja, o desenvolvimento e a adoção de aeronaves mais silenciosas, isolamento acústico e compras de edifícios perto de aeroportos, medidas de controlo de voo operacional e estratégias de planeamento de uso do solo.

Estamos conscientes da importância do nosso papel na proteção ambiental e somos proativos nesta área. Mas não queremos e não podemos ser os únicos a voar na mesma direção. Trabalhamos localmente com aeroportos e controlo de tráfego aéreo para implementar atividades de mitigação de ruído que melhor se adaptem a cada aeroporto.

Como companhia aérea líder da Europa, estamos empenhados em continuar a reduzir o impacto do ruído das aeronaves nos residentes locais e exemplo disso são as 130 aeronaves da família A320neo, que são 50% mais silenciosas do que as aeronaves existentes nas fases de decolagem, e aterragem, que começaram recentemente a entrar em operação.

Apesar de esta ter que ser uma preocupação das companhias, não podemos esquecer que os aeroportos também têm um papel fundamental nesta matéria. É crucial que existam ferramentas motivacionais que promovam a eficiência das companhias e é também aqui que continuamos a algumas milhas de distância de algumas capitais europeias. É urgente que aeroportos, agentes handling e outros prestadores de serviços aeroportuários substituam as suas frotas por push backs, autocarros e outros veículos elétricos – tornando todos os transportes em operação nas placas aeroportuárias mais sustentáveis económica e ambientalmente.

Vamos continuar atrasados no combate à poluição aeronáutica em Portugal?