[weglot_switcher]

Portugal já financiou 60% das necessidades anuais de financiamento, sinaliza Leão

Ministro das Finanças destacou esta terça-feira que “esta é a primeira vez na nossa história que emitimos dívida pública a 10 anos com juros negativos”.
27 Abril 2021, 15h41

O ministro das Finanças, João Leão, realçou que Portugal já financiou 60% das necessidades anuais de financiamento, a taxas de juro “historicamente baixas”.

“Portugal neste momento já financiou 60% das suas necessidades anuais de financiamento, com taxas de juro historicamente baixas. Esta é a primeira vez na nossa história que emitimos dívida pública a 10 anos com juros negativos”, disse esta terça-feira, durante uma audição regimental, que versará também sobre o Programa de Estabilidade 2021-2025 na Comissão de Orçamento e Finanças.

O responsável governativo salientou que “este resultado mostra bem a importância de prosseguir um caminho de contas certas, que reforcem a credibilidade externa do país e assegurem um crescimento robusto e sustentável da economia portuguesa”.

Segundo o programa de financiamento para 2021 do IGCP – Agência de Gestão de Tesouraria e Gestão de Dívida Pública, as necessidades de financiamento líquidas de Portugal para este ano deverão situar-se em cerca de 14 mil milhões de euros este ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.