[weglot_switcher]

Portugal já garantiu dois terços do financiamento com obrigações para este ano

A venda sindicada de 3 mil milhões euros em dívida a 15 anos teve uma forte procura, o que levou o IGCP a superar o montante inicialmente previsto. O Tesouro tem aproveita as condições favoráveis e já emitiu dois terços do planeado em obrigações.
12 Abril 2018, 09h35

Antes do final do primeiro terço do ano, Portugal já cumpriu dois terços da meta anual de financiamento via Obrigações do Tesouro. A informação foi divulgada esta quarta-feira pelo IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, após a colocação de 3 mil milhões de euros em dívida a 15 anos, em venda sindicada.

“A transações beneficiou da participação de um leque granular de investidores institucionais”, afirmou a instituição liderada por Cristina Casalinho.

A forte procura, que ficou acima dos 16 mil milhões de euros, permitiu a Portugal obter um preço para a nova linha num spread de midswaps mais 102 pontos base, abaixo dos 105 pontos base indicados no início da operação.

“Portugal escolheu aumentar a transação para 3 mil milhões de euros da meta original de 2,5 mil milhões de euros, para satisfazer o apetite tremendo por esta operação, enquanto mantém a capacidade de fornecer liquidez à curva via leilões no resto do ano”, explicou o IGCP.

A distribuição geográfica foi diversificada com uma grande participação de investidores do Reino Unido, França, Itália, Espanha e Alemanha. Por tipo de investidores, a maioria da procura veio de gestores de fundos, bancos, seguradoras e fundos de pensões.

No programa de financiamento para 2018, o IGCP prevê levantar 15 mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro, através de vendas sindicadas e leilões.

Em janeiro, o IGCP já tinha feito uma venda sindicada, na qual colocou quatro mil milhões de euros a 10 anos, Desde então, já realizou quatro leilões de Obrigações do Tesouro, tendo colocado 490 milhões em papel a cinco anos, 1.735 milhões a 10 anos (via dois leilões) e 275 milhões em dívida de longo prazo, ou seja, com maturidade em 2045.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.