[weglot_switcher]

Portugal já pagou o reembolso antecipado de dois mil milhões de euros aos credores europeus

“O pagamento antecipado do empréstimo confirma o forte acesso do país ao mercado e a confortável posição de liquidez”, destacou o Mecanismo Europeu de Estabilidade.
  • Flickr/MATT WRITTLE
17 Outubro 2019, 15h40

O Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) já recebeu o pagamento antecipado do Governo português de dois mil milhões de euros, pelos empréstimos concedidos pela ‘Troika’, durante a crise financeira.

“O FEEF recebeu um reembolso antecipado de dois mil milhões de euros de Portugal”, anunciou o Mecanismo Europeu de Estabilidade, numa publicação no Twitter, esta quinta-feira à tarde.

O MEE destacou ainda que “o pagamento antecipado do empréstimo confirma o forte acesso ao mercado do país e a confortável posição de liquidez”.

A data tinha sido avançada esta segunda-feira pela presidente do IGCP- Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, Cristina Casalinho, depois de na semana passada, o secretário de Estado Adjunto e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, ter dito que o pagamento permitirá uma poupança em juros acumulada de cerca 120 milhões de euros.

Segundo o governante, o pagamento antecipado permite dispersar por períodos mais largos as amortizações, mitigando a pressão na Tesouraria. “[O reembolso antecipado] tem a virtude – além da poupança em juros – de reduzir aquilo que temos de pagar em 2025 e 2026, que são anos em que os pagamentos estavam particularmente concentrados”, disse Ricardo Mourinho Félix, em declarações à agência Lusa.

Cristina Casalinho também destacou que “as condições de mercado são mais favoráveis resolveu-se uma antecipação deste reembolso”, uma vez que Portugal se tem financiado a taxas de juros historicamente baixas.

Devido às clausulas dos empréstimos concedidos pelos credores em 2011, para que o reembolso ao FEEF pudesse avançar, ficou acordado um pagamento antecipado de 500 milhões de euros ao Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira (MEEF) até 2022.

Dos três credores, Portugal já pagou completou o reembolso antecipado dos empréstimos do FMI, com a liquidação de 4,7 mil milhões de euros, em dezembro de 2018.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.