[weglot_switcher]

Portugal já repatriou os 20 cidadãos portugueses no Afeganistão (com áudio)

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, garantiu que o processo está “concluído”. Próxima fase, passa pelo acolhimento de cerca de 50 refugiados afegãos até ao final do mês.
23 Agosto 2021, 13h15

“Processo concluído”. Portugal já repatriou todos os 20 portugueses que se encontravam no Afeganistão. A confirmação foi dada esta segunda-feira pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, em declarações à “TSF“, que deu por “concluído” essa ação. Inicialmente, tratavam-se de 16 cidadãos portugueses que necessitavam de ser retirados daquele país, mas hoje o valor foi atualizado por Augusto Santos Silva.

“Afinal tratava-se de 20 pessoas, cidadãos portugueses que trabalhavam em Cabul, no apoio à embaixada da União Europeia, no apoio ao aeroporto de Cabul. Neste momento, todos, os 20, já abandonaram Cabul, a maioria deles para Portugal, embora haja pelo menos um caso de um português que não vivia em Portugal, mas na Austrália”, afirmou o governante à rádio portuguesa.

Na semana passada, o responsável e o ministro da Defesa tinham confirmado que Portugal está preparado para receber 50 afegãos que cooperaram com países ocidentais e com a NATO e que deverão chegar até ao final do mês de agosto. No entanto, adianta que esse valor poderá ser superior.

“Estamos neste momento a apoiar a família de um cidadão afegão que se naturalizou português, e, portanto, tem dupla nacionalidade, no sentido de apoiar esse cidadão a reunir a sua família mais próxima em Portugal”, cita a “TSF” as declarações do ministro.

“Portugal disse que estava imediatamente disponível para acolher 50 dessas pessoas. Hoje é claro que o número vai ser superior”, declara Santos Silva.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.