[weglot_switcher]

Portugal paga 1,194% para emitir 598 milhões de euros em dívida a dez anos

O IGCP emitiu 1.106 milhões de euros em dívida a seis e dez anos, tendo uma yield mais elevada em ambos as maturidades.
22 Abril 2020, 11h01

O IGCP – Agência de Gestão de Tesouraria e da Dívida Pública Portuguesa pagou mais esta quarta-feira, face aos últimos leilões comparáveis, para colocar 1.106 milhões de euros em dívida a seis e dez anos.

Na emissão de dívida a dez anos, Portugal emitiu 598 milhões de euros a uma taxa de 1,194%, acima dos 0,426% registados no último leilão comparável, em março, tendo a procura superado a oferta em 1,68 vezes. Na emissão com a maturidade mais curta, o Tesouro colocou 418 milhões de euros a uma taxa de 0,843%, também mais elevada do que a taxa negativa  de -0,057%, conseguida em fevereiro. A procura superou 2,34 vezes a oferta.

“Todas as dívidas soberanas europeias têm visto os seus prémios de risco a subir, com os países da periferia a serem mais penalizados. Apesar de termos suporte total do BCE, acaba por ser normal vermos uma subida das taxas por força da liquidez que cada país vai precisar para dar apoio à economia”, realça Filipe Silva, diretor de gestão de ativos do Banco Carregosa, numa nota de análise.

A emissão do IGCP acontece depois de a Fitch ter cortado o ‘outlook’ de Portugal de ‘positivo’ para ‘estável’, na última sexta-feira, e numa altura em que os juros no mercado secundário têm vindo a subir, na sequência da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

O analista do Banco Carregosa antecipa “que o nível de endividamento vai aumentar e muito” em toda os países, tendo ainda esta semana França anunciado ao mercado um aumento significativo do seu plano de financiamento.

“Não sendo atualmente uma preocupação, questionamo-nos como é que a dívida um dia mais tarde será paga. Faltará algo mais por parte das entidades europeias, do que simplesmente comprar dívida e, este será provavelmente o melhor momento para  a União Europeia deixar de ser um projeto e passar efetivamente a ser uma União”, refere.

Esta quarta-feira, os juros da dívida portuguesa a dez anos negoceiam nos 1,252%.

(Atualizado às 12h03)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.