[weglot_switcher]

Portugal paga cupão de 4,09% para ‘panda bonds’, procura três vezes superior à oferta

Pioneiro na zona euro. Portugal tornou se esta quinta feira no primeiro país da moeda única a emitir dívida em moeda chinesa, o renmibi. A operação serve para alargar o leque de investidores.
30 Maio 2019, 11h58

Portugal pagou um cupão de 4,09% para emitir obrigações em moeda chinesa, no valor dois mil milhões de renmibi (cerca de 260 milhões de euros), com a procura a superar a oferta em mais de três vezes, segundo apurou o Jornal Económico.

Na conversão em euros, o cupão terá fica abaixo dos 0,65%, sabe o JE.

Portugal tornou-se, assim, esta quinta-feira o primeiro país da zona euro a emitir dívida em moeda chinesa, numa estratégia de diversificação de fontes de financiamento.

“Em termos mais global, faz sentido porque estamos a falar de diversificar um pouco as nossas fontes de investidores, o que é importante”, referiu o economista Luís Tavares Bravo. “Podemos discutir se é o momento certo. Se calhar nesta altura não precisávamos de o fazer. Há as questões relacionadas com a questão cambial que se levantam e que não são de descurar”.

O timing já tinha sido avançado pelo Secretário de Estado Adjunto e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, ao JE em novembro do ano passado. Mourinho Félix afirmou que a emissão deveria acontecer “com uma probabilidade elevada” no “primeiro semestre”.

A presidente do IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e Dívida Pública, Cristina Casalinho, justificou na semana passada que a emissão em renminbi se insere na estratégia de diversificação de fontes de investimento. Portugal alarga, assim, “a base de investidores” para um mercado que assume particular importância, considerando que “a China é um dos países com maior taxa de poupança do mundo”.

A emissão de títulos de dívida em moeda chinesa foi anunciada pelo Governo em setembro de 2017, depois de uma visita do primeiro-ministro a Pequim. Na terça-feira, dia 21 de maio, Portugal recebeu o certificado final do regulador de mercado chinês para avançar para as emissões de ‘panda bonds’.

[Em atualização]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.