[weglot_switcher]

Portugal recebe 37 refugiados provenientes dos campos da Grécia

As crianças e jovens não acompanhados são naturais do Afeganistão, Argélia, Egito, Paquistão, Somália e Síria e serão acolhidas em Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Lisboa.
17 Dezembro 2021, 18h32

O Ministério da Administração Interna anunciou, esta sexta-feira, que o país recebeu 37 refugiados na sua maioria crianças e jovens não acompanhados que estavam na Grécia.

“Portugal recebeu esta semana 33 crianças e jovens estrangeiros não acompanhados, provenientes dos campos de refugiados da Grécia, ao abrigo do Programa de Recolocação Voluntária, e quatro pessoas refugiadas acolhidas ao abrigo do Programa Nacional de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR)”, diz o ministério em comunicado.

As crianças e jovens não acompanhados são “naturais do Afeganistão, Argélia, Egito, Paquistão, Somália e Síria e serão acolhidas em Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Lisboa”. Por sua vez, as “quatro pessoas refugiadas são de nacionalidade síria, oriundas do Egito, e serão acolhidas na zona Norte do país”.

Ao todo, no âmbito do Programa de Reinstalação, Portugal “já recebeu 927 pessoas vindas do Egito e da Turquia com diferentes nacionalidades (da Síria, Iraque, Etiópia, Sudão, Sudão do Sul, Eritreia e Somália)”.

Assim, o Governo português respondeu “ao apelo do governo grego e da Comissão Europeia” que em março de 2020 pediu “a recolocação dos cerca de 500 crianças e jovens que se encontravam na Grécia”.

No comunicado o Ministério sublinha ainda que entre dezembro de 2015 e abril de 2018 “Portugal foi o sexto país europeu que mais refugiados acolheu ao abrigo do Programa de Recolocação da UE, recebendo 1.550 refugiados vindos da Grécia (1.190) e Itália (360)”. Os refugiados “foram acolhidos por 97 município”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.