[weglot_switcher]

Portugal regista 758 casos por cem mil habitantes a 14 dias. Região Norte é a mais afetada, segundo DGS

Apesar da gravidade dos números, a responsável da DGS salientou que “alguns concelhos com incidências muito elevadas começam a apresentar uma tendência decrescente”.
  • Graça Freitas, diretora-geral da DGS
23 Novembro 2020, 16h14

A diretora da Direção-Geral de Saúde (DGS), Graça Freitas, revelou esta segunda-feira que Portugal regista 758 casos por cem mil habitantes num acumulado de 14 dias, ao dia de hoje.

De acordo com Graça Freitas, apesar das “assimetrias concelhias e assimetrias regionais”, a região Norte “continua a ser a mais afetada” registando 1.332 casos por 100 cem mil habitante a 14 dias, seguindo-se a região de Lisboa e Vale do Tejo.

Os grupos etários com maior incidência cumulativa são os dos 20 aos 49 anos”, acrescentou, frisando que os idosos acima dos 80 anos “também apresentam uma incidência elevada”.

Apesar da gravidade dos números, a responsável da DGS salientou que “alguns concelhos com incidências muito elevadas começam a apresentar uma tendência decrescente”.

A diretora da DGS referiu que até às últimas 24 horas, já foram realizados cerca de 4,3 milhões de testes PCR e cerca de 40 mil testes antigénio à Covid-19. “A proporção de positividade é de 15,9%. Como todos sabemos, o número de contactos por cada individuo influencia a probabilidade de contágio”, disse.

Perante os números descritos, Graça Freitas fez uma série de recomendações de comportamentos a assumir em casa, em contexto de pandemia, nomeadamente: não receber visitas; higienizar as mãos; cumprir o distanciamento de dois metros; monitorizar a temperatura corporal e outros sintomas da doença; se possível optar por uma divisão de uso exclusivo; ventilar toda a habitação; colocar resíduos em saco próprio, colocado esse saco dentro de um segundo saco e despejado-o num contentor de lixo indiferenciado; usar casa de banho própria, mas se tal não for possível garantir que é adequadamente limpa depois de cada utilização; utilizar ao mínimo os espaços comuns e usar máscara sempre que o fizer; não partilhar objetos.

Portugal contabiliza mais 74 mortos relacionados com a Covid-19 e 4.044 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a DGS. O boletim epidemiológico revelou que estão internadas 3.241 pessoas (mais 90 do que no domingo), das quais 498 em cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 3.971 mortes e 264.802 casos de infeção pelo novo coronavírus, estando hoje ativos 84.004 casos, mais 62 do que no domingo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.