[weglot_switcher]

Portugal regista o maior número de novos casos diários a nível europeu por milhão de habitantes

Analisando o número de novos casos nos últimos sete dias por milhão de habitantes, Portugal lidera o ranking de novos casos. A nível mundial, surge na segunda posição apenas superado por Israel. Em termos de mortes, Portugal tem o quarto pior registo por milhão de habitantes em todo o mundo.
  • Rafael Marchante/Reuters
18 Janeiro 2021, 07h25

Portugal regista o segundo maior crescimento do número de novos casos de Covid-19 a nível mundial e lidera este ranking na Europa.

Os dados dizem respeito à média dos últimos sete dias a terminar a 16 de janeiro por milhão de habitantes e são da “Our World in Data”.

O ranking é liderado por Israel que conta com 958,35 novos casos por milhão de habitantes nos últimos sete dias.

Segue-se Portugal com 885,85 novos casos e a Irlanda com 840,54 novos casos. Na União Europeia, a média é de 290,78 novos casos.

O Reino Unido, que voltou esta semana a proibir os voos para Portugal, surge na sexta posição com 717,02 novos casos.

Na 10ª posição estão os Estados Unidos da América com 675,47 novos casos.

A vizinha Espanha surge na 13ª posição com 616,60 novos casos por milhão de habitantes.

Analisando o número de mortes por milhão de habitantes a nível mundial nos últimos sete dias, Portugal surge na quarta posição com 14,12 vítimas mortais. A média registada na União Europeia é de 7,37 mortes.

Este ranking é liderado pela República Checa com 16,50 mortes por milhão de habitantes. Seguem-se o Reino Unido (16,30 mortes) e a Eslováquia (15,20 mortes).

Itália surge mais abaixo com 8,05 mortes, o Brasil regista 4,48 mortes e Espanha contabilizar 4,40 mortes.

Portugal tem vindo a registar consecutivamente mais de 100 mortes diárias e mais de 10 mil novos casos. O pior dia de sempre da pandemia no espaço de 10 meses teve lugar no sábado, 16 de janeiro, quando foi atingido um número recorde de novos casos e de mortes: um total de mais 166 óbitos e 10.947 novos casos por Covid-19 .

No domingo, o número de novos casos subiu em 10.385 para um total de 549.801. Já o número de vítimas mortais subiu em 152 para 8.861.

O número galopante de novos casos de Covid-19 em Portugal está a colocar muita pressão sobre o sistema de saúde nacional. No domingo foi revelado que os hospitais de Lisboa e Vale do Tejo contam com 2.054 doentes internados por Covid-19, segundo dados citados pela Lusa.

O Governo vai reunir-se em Conselho de Ministros extraordinário esta segunda-feira onde deverão ser aprovadas novas medidas relacionadas com o confinamento geral que arrancou na sexta-feira, 15 de janeiro.

Segundo avançou hoje a Lusa, em cima da mesa estará a aprovação de novas medidas relacionadas com o confinamento, como a proibição de venda de bebidas ao postigo para evitar ajuntamentos à porta dos cafés. Outra medida que o executivo de António Costa está a avaliar será a possibilidade de abrir os centros de tempos livres para crianças até aos 12 anos.

O Presidente da República anunciou hoje que o Estado de Emergência vai ser prolongado até ao fim do seu mandato presidencial que termina a 9 de março. Para lá chegar, vão ser necessárias mais três renovações.

Marcelo Rebelo de Sousa também admitiu apoiar o Governo se forem necessárias mais medidas restritivas. “Há que olhar semana a semana e se for preciso reponderar medidas, o Governo naturalmente terá o apoio do Presidente da República para essa reponderação. Mais que não seja para sinal político aos portugueses”, disse no domingo em vista ao hospital Santa Maria.

O hospital de Santa Maria em Lisboa é  precisamente um dos hospitais a nível nacional que se encontram no “limite”.

O presidente do conselho de administração deste hospital avisou no sábado que o sistema de saúde nacional vai entrar em rutura se o número de novos casos continuar imparável.

“Não há serviços de saúde que resistam de forma ilimitada. Este hospital, de fim de linha, já está a tratar doentes para além da capacidade que instalou. Isto é um alerta porque fenómenos de picos, como ocorreu ontem ou pode ocorrer nos próximos dias, são expectáveis numa situação em que a capacidade do sistema está muito próxima do limite”, disse Daniel Ferro.

“Esperamos que em duas semanas esta situação [pandemia da Covid-19] fique controlada. Em 15 dias, a procura cresceu 70%, se nos próximos dias crescer mais 80% a 90% não há capacidade do sistema. É preciso que esta situação estabilize e estabilize mesmo”, segundo o presidente do conselho de administração do Santa Maria.

Na sexta-feira à noite foi publicada uma fotografia nas redes sociais que mostra sete ambulâncias à porta das urgências do hospital Santa Maria em Lisboa à espera de deixar doentes suspeitos de terem Covid-19.Em reação à imagem, a administração do hospital avisou no sábado que está perto do limite e espera que a situação da pandemia acalme nos próximos 15 dias, caso contrário o sistema de saúde não vai conseguir dar resposta à Covid-19.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.