[weglot_switcher]

Portugal regista aumento de 23% no número de pedidos de patentes

A área que registou maior interesse nos pedidos de patente foram as das tecnologias verdes. Entre 2001 a 2015, registou-se um aumento significativo dos números de pedidos PCT “per capita” em praticamente todas as regiões do país. Porém, com maior participação das regiões metropolitana de Lisboa, Norte e Centro
11 Agosto 2020, 17h30

O elevado investimento no setor de investigação & desenvolvimento (I&D) fez com que o número de pedidos de patentes em Portugal tenha crescimento expressivamente nos últimos anos. No ano de 2019, constata-se que foram submetidos 272 pedidos de patente Europeia em comparação com os 221 pedidos de 2018.

As conclusões constam no Barómetro Patentes Made in Portugal 2020, da Inventa International, divulgado esta terça-feira, que informa que no âmbito do Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT), em termos do número de pedidos por milhão de habitantes, constata-se que, entre 2001 a 2015, existiu uma aumento significativo dos números de pedidos PCT “per capita” em praticamente todas as regiões do país. Porém, com maior participação das regiões metropolitana de Lisboa, Norte e Centro, que se destacam como principais centros de pedidos internacionais, corroborado pelos dados de pedidos de patente Europeia nos anos de 2018 e 2019.

O barómetro destaca também o aumento de pedidos de patentes em setores tecnológicos, inclusive nas chamadas “tecnologias verdes que têm como objetivo mitigar os efeitos nas alterações climáticas. O aumento também se verificou na indústria farmacêutica, engenharia civil ou química orgânica fina, demonstrando uma crescente aposta na investigação e inovação nacional.

Apesar do notável avanço que se tem feito sentir nos últimos vinte anos, Portugal é apenas o 32.º país em termos de total de pedidos de patente Europeia  e ocupa a 39.ª posição no ranking de total de pedidos de patente submetidos por pais de origem (segundo o relatório de Propriedade Intelectual da Organização Mundial da Propriedade Industrial de 2019). Porém, analisando a evolução dos pedidos nacionais ao longo dos anos, para Vítor Moreira, um dos responsáveis pela realização do Barómetro Inventa Patentes Made in Portugal 2020, “este estudo demonstra a elevada qualidade das tecnologias desenvolvidas por empresas ou inventores portugueses, que se reflete na quantidade de patentes concedidas; a tendência crescente de internacionalização das mesmas e a variedade dos setores tecnológicos que incluem tecnologias ambientalmente amigáveis”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.