[weglot_switcher]

Portugal Smart Cities Summit: parcerias entre agentes de mobilidade urbana é crucial para a sustentabilidade

A Portugal Smart Cities Summit, que tem o Jornal Económico como media partner, decorre até quinta-feira, 18 de novembro, no Pavilhão 2 da Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.
  • Rafael Marchante / Reuters
17 Novembro 2021, 18h45

As parcerias entre os agentes da mobilidade urbana são essenciais para responder aos desafios da emergência climática, consideraram os participantes na mesa-redonda sobre “mobility as a service” (mobilidade como serviço”), realizada no âmbito da Portugal Smart Cities Summit, que decorre até quinta-feira em Lisboa.

Este painel contou com a participação de Paulo Humanes, da CEiiA; de João Ricardo Moreira, da NOS; de Manuel Pina, da Uber; e de Faustino Gomes, dos Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML).

Todos se mostraram abertos à ideia de um sistema de partilha e parceria entre empresas em prol do desenvolvimento de mobilidade sustentável.

Assim, o objetivo é assegurar um maior e melhor leque de opções de transporte aos clientes, que infelizmente se encontram ainda muito ligados aos carros particulares nas suas viagens, para que assim se apresentem mais alternativas sustentáveis à mobilidade dos cidadãos.

No entanto, o assunto controverso da partilha de dados não deixou de ser mencionado. Se, por um lado, a partilha de dados é fulcral para uma maior eficácia de serviços de mobilidade, é necessário que a partilha de dados pessoais dos utilizadores seja salvaguardada.

A integração do factor da sustentabilidade foi vista como um desafio, mas ficou também presente a ideia de que é necessário atribuir um sentido de urgência a medidas de transporte sustentáveis e que Portugal reúne todas as condições para ser  um país de ponta nesta questão.

A Portugal Smart Cities Summit, que tem o Jornal Económico como media partner, decorre até quinta-feira, 18 de novembro, no Pavilhão 2 da Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.

Integra 12 sessões de debates, em que participam de mais de 100 oradores, nacionais e internacionais, e uma exposição com 80 participantes, de acordo com a organização, da responsabilidade da Fundação AIP.

O evento está aberto à presença de público mediante inscrição prévia online, em portugalsmartcities.fil.pt.

As sessões de debate são transmitidas através da plataforma JE TV, através do site (www.jornaleconomico.pt) e das redes sociais do Jornal Económico.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.