[weglot_switcher]

Portugal tem mais de 30 mil vagas de emprego por preencher

A CGTP aponta que o aumento de número de empregos por preencher em cerca de 9% deve-se a “salários baixos e vínculos precários”.
  • Hugo Correia/Reuters
3 Janeiro 2019, 08h36

No terceiro trimestre de 2018 registavam-se 30.031 postos de trabalho sem candidatos em Portugal, o que representa uma subida de 8,9% em termos homólogos.

Segundo os dados do Ministério do Trabalho, divulgados na edição desta quinta-feira do “Correio da Manhã” (CM), os setores com o maior número de vagas por preencher são o comércio e a restauração.

No entanto, os segmentos de atividade com o maior aumento nos postos de trabalho sem candidatos foram a construção (+49,5%) e a administração pública, educação e saúde (+42,8%). Arménio Carlos, líder da CGTP-IN, afirmou ao CM que o número de empregos sem dono cresce devido a “salários baixos e vínculos precários”.

O número de desempregados inscritos no Centro de Emprego e Formação Profissional (IEFP) aumentou ligeiramente em novembro face ao mês anterior, mas recuou face ao período homólogo de 2017. O desemprego registado subiu 0,2% em novembro, em comparação com outubro, fixando-se em 334.897. No entanto, caiu 17,2% face a novembro de 2017, com menos 69.728 indivíduos inscritos.

O valor máximo do subsídio de desemprego aumenta 16 euros este ano, para 1.088,3 euros, segundo cálculos com base na inflação de novembro publicado pelo Instituto Nacional de Estatística.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.