[weglot_switcher]

Portugal: Um país à procura do caminho para o crescimento

Na primeira de quatro edições especiais que assinalam o aniversário do JE, analisamos o desempenho da economia portuguesa. Como pode Portugal crescer, face à conjuntura externa desafiante?
13 Setembro 2019, 10h00

Depois da crise chegou a bonança e há cinco anos consecutivos que a economia portuguesa cresce, com as exportações a puxarem pelo desempenho de Portugal. Não é caso isolado, numa Europa que recupera desde 2013, mas o bom desempenho sem comprometer as metas orçamentais tem valido elogios de Bruxelas. No entanto, olhar para o passado e fazer uma radiografia sobre as fragilidades continua a ser a receita prescrita para o crescimento a longo prazo. E neste campo são vários os decisores e analistas que concordam com uma crítica recorrente, mas que tem sido difícil de concretizar: o país precisa de aumentar a competitividade.

Desde 2014 que Portugal mantém a trajetória de crescimento e em 2018 o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,1%, ficando ainda assim abaixo dos 2,8% registados em 2017. Já este ano, apesar das instituições nacionais e internacionais apontarem para uma taxa de crescimento abaixo da meta do Governo, a economia nacional conseguiu crescer ligeiramente acima da média da zona euro no segundo trimestre deste ano. Contudo, os economistas consultados pelo Jornal Económico alertam que apesar de este desempenho ser positivo, o país não só está a meio da tabela, como cresce menos do que o grupo de países com um PIB per capita aproximado.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.