[weglot_switcher]

Portugal vai comprar mais 146 mil doses da vacina da gripe para preparar próximo inverno (com áudio)

No total, Portugal vai adquirir 2,24 milhões de vacinas. Desde 2016 que o país tem vindo a reforçar o esquema vacinal da gripe. 
  • Karoly Arvai/Reuters
20 Agosto 2021, 11h04

Portugal vai ter mais 2,24 milhões de vacinas contra a gripe para reforçar e preparar melhor o período do outono e inverno que se segue. Trata-se de um aumento de 7% em relação ao ano passado, ou seja, mais 146 mil doses da vacina. A confirmação foi dada esta sexta-feira, pela Direção-Geral de Saúde (DGS) depois de os valor terem sido avançados pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

“A gripe este ano foi residual, em função do conjunto de métodos de barreira que temos. Houve aqui uma aprendizagem e por isso eu acho que devemos utilizar essas aprendizagens de futuro, para que possamos estar mais protegidos”, explicou António Lacerda Sales, esta quinta-feira, em entrevista à “TVI 24”.

Segundo o comunicado divulgado esta manhã, a campanha de vacinação contra a gripe deverá começar no início de outubro, com a vacinação dos grupos prioritários.

De acordo com a DGS, a primeira fase irá privilegiar novamente utentes de lares residenciais, serviços de apoio domiciliário, centros de acolhimento temporário e unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), seguindo-se os profissionais de saúde e mulheres grávidas, também considerados prioritários.

À semelhança dos anos anteriores, as vacinas disponíveis em Portugal serão tetravalentes, incluindo 4 tipos de vírus da gripe (2 do tipo A e 2 do tipo B).

A recomendação da DGS explica ainda que “habitualmente, a gripe é curada espontaneamente, mas podem ocorrer complicações, particularmente em pessoas com doenças crónicas ou com 65 ou mais anos”, e nesse caso, “a vacinação é a melhor prevenção, sobretudo para evitar a doença grave”.

Recorde-se que para o utentes do SNS com idade igual ou superior a 65 anos, para pessoas residentes ou internadas em instituições, para pessoas com algumas doenças específicas, para profissionais de saúde do SNS e para os bombeiros, a vacina é gratuita.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.