[weglot_switcher]

Portugal vai pagar 1,4 mil milhões de euros ao FMI em 2018

O valor significa uma desaceleração no ritmo das retribuições já que o Executivo prevê que as amortizações à instituição atinjam os 8,4 milhões de euros até ao final deste ano.
14 Outubro 2017, 10h46

O Governo prevê amortizar 1,4 mil milhões de euros da dívida ao Fundo Monetário Internacional (FMI), no próximo ano, segundo a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2018.

O valor significa uma diminuição considerável do ritmo de retribuições à instituição liderada por Christine Lagarde, depois de o Governo estimar pagamentos de 8,4 mil milhões de euros à instituição de Bretton Woods este ano.

“Espera-se prosseguir o processo de pagamento parcial antecipado do empréstimo do FMI, antevendo-se uma amortização no valor de aproximadamente 1,4 mil milhões de euros [em 2018]”, refere o documento.

Segundo a projeção do Governo, a instituição deverá deter 2,3% da dívida nacional no final de 2018, face aos 3% de 2017 e aos 6,9% de 2016.

Em termos globais, o OE2018 antevê amortizações de dívida em torno de 30,1 mil milhões, cerca de 12,1 mil milhões de euros abaixo da estimativa para 2017, “uma redução justificada sobretudo pelo menor volume de amortizações do empréstimo FMI face ao total agora previsto para o ano corrente”.

As necessidades brutas de financiamento do Estado para 2018 deverão ficar em cerca de 40,9 mil milhões de euros. Em termos líquidos, as necessidades de financiamento vão aumentar para 10,8 mil milhões de euros, mais cerca de 1,3 mil milhões em relação a este ano, “justificada pelo ligeiro aumento do défice orçamental em cerca de 0,2 mil milhões e da aquisição líquida de ativos financeiros em cerca de 1,0 mil milhões”.

Tal como este ano, a principal fonte de financiamento deverá ser a emissão de dívida de médio e longo prazo em mercado. O Tesouro deverá emitir Obrigações (OT) no valor de 15 mil milhões de euros e deverá trocar no mercados outros 6,6 milhões de euros em OT. O financiamento líquido de Certificados de Aforro e Certificados do Tesouro deverá diminuir para 1.000 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.