[weglot_switcher]

Portugal vai receber competição global de startups

A competição internacional “Get In The Ring” prevê a implementação de projetos-piloto em cada um dos quatro municípios parceiros da aceleradora BGI: Abrantes, Angra do Heroísmo, Braga e Fundão.
  • Santuário do Bom Jesus (Braga)
6 Maio 2021, 15h35

Portugal será palco de uma das maiores competições globais de startups. A aceleradora Building Global Innovators (BGI) vai organizar, pela primeira vez, o concurso mundial “Get In The Ring”, no qual estão envolvidas mais de 200 cidades, entre os quais Abrantes, Angra do Heroísmo, Braga e Fundão.

Os quatro municípios portugueses, parceiros desta competição, terão empreendedores a implementar projetos-piloto em cada um dos concelhos, com base num desafio – ligado à mobilidade urbana – por eles lançado para promover a inovação e sustentabilidade ambiental, reduzir a pegada carbónica e melhorar o nível de vida dos cidadãos.

É nesse sentido que a BGI vai dar a oportunidade aos jovens talentos de mostrar as suas soluções disruptivas de mobilidade urbana, respondendo aos desafios propostos, trabalhando com parceiros e tendo reuniões exclusivas com investidores. Há dez propostas que serão escolhidas para cada um dos municípios nacionais.

As selecionadas vão entretanto passar por um programa de preparação com mentores, tanto da BGI como da incubadora Vodafone Power Lab, depois farão uma proposta ao município, com quem se reunirão individualmente. Mais tarde, a escolha recai sobre as autarquias.

“As melhores startups de cada desafio passarão ao ringue para iniciar o combate e convencer, não só os municípios, como também os avaliadores externos e o público a 9 de junho. Posteriormente, os quatro finalistas terão de competir entre si pelo título de vencedor nacional e pela oportunidade de representar Portugal na Final Global da Get In The Ring”, refere a organização.

O evento está a receber candidaturas até ao dia 16 de maio  e tem o alto patrocínio do EIT Urban Mobility, a rede de inovação em mobilidade da União Europeia.

“Esta é uma iniciativa de estímulo ao empreendedorismo jovem e que irá contribuir para a afirmação de Braga como Living Lab, na medida em que o conhecimento é territorializado e aplicado. Irá também permitir afirmar Braga como Cidade de conhecimento”, afirmou o vereador bracarense Miguel Bandeira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.