[weglot_switcher]

PortugalFoods vai apresentar ‘roadmap’ tecnológico para o sector agroalimentar nacional

Este ‘roadmap’ pretende ser um documento estratégico para apoiar e orientar as empresas e o sector na definição das suas prioridades tecnológicas, com vista a responder, da forma mais competitiva possível, às tendências e necessidade do mercado”.
  • Nuno Miguel Silva
13 Abril 2021, 09h17

A PortugalFoods vai promover, no próximo dia 15 de fevereiro, a partir das 15 horas, um evento digital, um ‘webinar’, para apresentar um ‘roadmap’ tecnológico para o sector agroalimentar português.

Este evento decorre no âmbito do ‘Projeto PortugalFoods_Qualifica’, que irá apresentar um documento estratégico onde se identificam os caminhos críticos para que o sector atinja os objetivos tecnológicos, contribuindo para um melhor entendimento das tendências e necessidades do mercado e dos fluxos de conhecimento e permitindo que as empresas possam orientar os seus recursos para uma maior competitividade.

“A PortugalFoods organiza, no próximo dia 15 de abril (quinta-feira), a partir das 15h00, o evento de apresentação do ”Roadmap Tecnológico para o sector agroalimentar português’, um documento estratégico que pretende apoiar e orientar as empresas e o sector na definição das suas prioridades tecnológicas, com vista a responder, da forma mais competitiva possível, às tendências e necessidade do mercado”, adianta um comunicado desta plataforma.

Este ‘webinar’ será também marcado pela intervenção de Tim Hogg, professor universitário e especialista em ciência e tecnologia alimentar, sobre a evolução tecnológica no sector agroalimentar.

“Nesta conferência, que conta com a participação de um conjunto de peritos em inovação do sistema científico e tecnológico nacional, a PortugalFoods colocará em debate aquelas que são as principais linhas diretoras do ‘roadmap’ tecnológico para o sector agroalimentar português, um documento estratégico composto por quatro camadas correspondentes às quatro componentes consideradas mais significativas nesta iniciativa, nomeadamente: mercado, produto, tecnologia/processo e atividades de investigação e desenvolvimento”, explica o referido comunicado.

A participação nesta conferência virtual decorrerá via zoom e é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, que decorre até ao início da sessão, a qual pode também ser visionada no canal de Youtube da PortugalFoods.

Esta iniciativa integra-se no projeto ‘PortugalFoods_Qualifica’, que tem como objetivo sensibilizar e dinamizar o tecido empresarial do sector agroalimentar nacional para os desafios do futuro, através da partilha de conhecimento e divulgação de tendências e boas práticas em temas relacionados com inovação tecnológica, a indústria 4.0, a economia circular, a economia digital e a literacia financeira.

Este projeto é financiado pelo COMPETE2020, Portugal2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A PortugalFoods é uma associação reconhecida como ‘cluster’ do sector agroalimentar português, sendo constituída atualmente por mais de 150 associados: empresas, entidades do sistema científico nacional da fileira agroalimentar e outras entidades conexas.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.